quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Dezanove Minutos, de Jodi Picoult - Opinião


Título: Dezanove Minutos
Autor: Jodi Picoult
Editora: Civilização Editora
Páginas: 532
Curiosidade: Já li e reli tantas vezes... que a cor em Dezanove Minutos, capa e lombada, já não existe...

Sabem aquelas coisas estranhas, de quando não querem reler um livro, e ao passar os olhos na estante, esse livro chama, e chama, e chama?... Pois, Dezanove Minutos tem esse poder sobre mim. Chega a ser enervante... Este livro mexe imenso comigo. Mas vamos por partes.

A história é emocionante. Um tiroteio numa escola e as consequências do mesmo numa pequena comunidade, em que os adolescentes são apenas isso, adolescentes, que procuram o seu lugar na sociedade do liceu (e lugar esse que, quanto mais alto for, melhor). Como se não bastasse o impacto e choque que esse tiroteio nos causa, Jodi Picoult, talvez com um requinte de malvadez, transporta-nos entre um presente caótico, assustador, sufocante, para um passado mais leve, mais distante e mais seguro. E faz isso com tal mestria que quando viajamos ao passado, passadas umas páginas já nos esquecemos do terror que nos aguarda. Já descontraímos e, relaxados, crescemos com Josie e Peter. E de repente viramos a página e somos atirados aos leões, leões esses disfarçados sob a forma de presente. É cruel.
No entanto, esta habilidade de Picoult em Dezanove Minutos é um dos factores que mais me fazem adorar este livro. Apesar de já conhecer a história, fico irremediavelmente perdida no passado e zangada quando chego ao presente, zangada comigo própria por não me lembrar de que era tudo muito mais horrível.
As personagens são todas especiais e fulcrais, bem descritas e cada qual com os seus devaneios e medos, tão reais que se assemelham a quase toda a gente que conhecemos. Mas não é só a escrita e a narrativa que me fazem reler este livro vezes sem conta. Já para não falar da reviravolta final. É brilhante. Talvez se apercebam a meio do livro ou até antes, mas eu só me apercebi quando ela aconteceu. Brilhante!

Entrando num campo um pouco mais pessoal, este livro faz-me lembrar tempos em que estudei no Secundário, e era costume termos o nosso "cristo"... um dia, uma colega minha disse-me que nós não tínhamos noção do mal que lhe estávamos a fazer, de como o gozo que dávamos o destruía. Isso fez-me repensar tudo e aperceber-me que estava a ser uma idiota, e apesar de nunca lhe ter pedido desculpa, e apesar de o tempo e a distância nos ter afastado, só gostaria que essa pessoa que magoei soubesse que realmente lamento o que fiz e que de cada vez que releio este livro, é em ti que estou a pensar e na imbecil que fui.

1 comentário :

  1. Olá,

    Este é um livro que vou querer ler e se possível ainda este ano, tenho ouvido muito bons comentários ao livro e tenho quem me empreste, penso que sabe sempre bem ler um livro deste género, faz-nos bem ;)

    Mas o problema é que já tenho vários emprestados e tenho imensos meus que quero ler, mas serviu para me lembrar mais uma vez que ando a passar ao ao lado de um livro muito bom

    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada por comentares :)