terça-feira, 26 de março de 2013

Selo!

Um bocadinho atrasada, mas muito feliz! O Fiacha deixou-me um selo, Blog de Outro Mundo. Obrigada!



As regras são:

1-Colocá-lo no teu blog.
2- Referir o link quem te enviou - Leituras do Fiacha - O Corvo Negro
3- Dizer quais são as três coisas que mais gostas num livro e as três que mais odeias.
4- Passar o selo a 5 (ou mais blogs) que consideres de outro mundo

As coisas que eu mais gosto num livro...

- A descrição: pode influenciar terrivelmente um livro. Por exemplo, Juliet Marillier. A descrição que a escritora faz do mundo embala-me na magia desse mundo. Ao passo que se tiver um escritor que não saiba descrever bem uma cena, ou uma personagem, ou um sítio, deixa-me desligada do conteúdo do livro, não o sentido verdadeiramente.
- Personagens: é um pouco parvo e óbvio, mas há que ter boas personagens. Personagens que tenham uma razão para existirem, e não estarem lá apenas para encher páginas. Personagens que me façam nutrir um carinho imenso por elas - como a Sorcha, ou que me façam querer tê-las bem pertinho de mim - como o Daemon Sadi ou o Lestat :)
- Sem erros ortográficos: chamem-me grammar nazi, mas erros ortográficos chateiam-me. Eu não sou a deusa da perfeição a escrever, mas tendo em conta que um livro está publicado, supostamente passou pelo serviço de revisão... e sai aquilo? As editoras, no geral, deviam ter mais atenção a isso.

As coisas que eu mais odeio num livro...

Basicamente, o contrário do que disse antes! Mas para ser mais original...

- Escrita pobre: eu sei, eu sei, isto vai de acordo com o gosto das pessoas e com o próprio escritor. Mas há um limite do razoável. Há livros que me interessaram bastante mas cuja escrita me afastou eternamente deles. Não preciso que tudo o que eu leia seja de um génio literário, mas pedir uma escrita decente, penso que não é nada demais.
- Vazios: quando as coisas são deixadas a meio. Quando há a necessidade de tal personagem ou acontecimento ser melhor explicado e não o é. Também sei que isto é muito relativo, mas tendo em conta que sou eu que estou a responder às questões, tenho direito de me queixar do que eu não gosto.
- Livros dobrados: (ninguém disse que era apenas questões literárias a apontar!) deixam-me louca. Eu gosto dos meus livros impecáveis, como se tivessem acabado de sair da editora. Sem uma única dobra, uma única ruga, nada. Impecáveis. E quem tiver o desplante de maltratar um livro meu paga caro... :) No lado positivo desta pequena obsessão, a quem me empresta livros, pode estar descansado, pois trato-os como trato os meus :)

E agora vou saltar a parte de oferecer a blogues este selo. Está aqui, podem levá-lo se quiserem, mas por experiências anteriores, apercebi-me que nem todos os bloggers acham piada a isto, e assim não maço ninguém inadvertidamente ;)

Mais uma vez, muito obrigada Fiacha!

3 comentários :

  1. Olá,

    Fico contente que tenhas gostado, bem mereces e não tarda terás outro, se quiseres claro :D

    Gostei das tuas respostas e não te fazia tão protetora dos teus livros muito bem ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Olá :D
    Tens um selo à tua espera no meu blogue: http://howtoliveathousandlives.blogspot.pt/2013/03/the-versatile-blogger-award-selo.html
    Espero que gostes!

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Fiacha, eu estou sempre pronta para novos selos :)

    Mónica, muito obrigada! Vou já tratar disso :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por comentares :)