quarta-feira, 1 de maio de 2013

Desafio - Conheces os teus Hábitos de Leitura?


Depois de andar a passear por uns quantos blogues, vi este desafio muito engraçado n'As Leituras da Fernanda. Apesar de ter sido um desafio lançado a pensar no Dia Mundial do Livro, nunca é tarde para responder :) Eis o que a autora disse sobre o desafio: 



"Hoje, Dia Mundial do Livro, tenho um desafio para vos lançar. Um pequeno questionário sobre os nossos hábitos de leitura para nos ficarmos a conhecer melhor! ;)

Se tens blog usa estas perguntas e publica-as com as tuas respostas.
(se puderes menciona o blog As Leituras da Fernanda!).
Se não tens, porque não envias um mail aos teus conhecidos e esperas pelas suas respostas?"

Vamos a isso!




1. Gostas de comer/petiscar enquanto lês? Se sim, qual o teu petisco favorito?
Nem por isso :) Como já disse uma vez aqui no blogue, tenho uma quase obsessão pela perfeição dos meus livros, portanto evito ao máximo qualquer coisa que os possa sujar!

2. Qual é a tua bebida favorita para acompanhar uma leitura? 
Também não gosto propriamente de beber enquanto leio, mas a escolher uma, teriam de ser duas! Café ou chá.

3. Costumas sublinhar uma ou outra passagem enquanto lês um livro ou achas que escrever nos livros é uma ideia abominável? 
Abominável. Se bem que quem me emprestou A Insustentável Leveza do Ser tinha o livro todo sarrabiscado, o que me facilitou a compreensão do texto, mas não gosto cá dessas coisas. A minha alternativa é um bloco de notas (mais caderno A5, mas pronto) que anda sempre comigo e onde, entre outras coisas, aponto as passagens de livros que mais gosto.

4. Como marcas os livros quando interrompes a leitura? Tens um marcador especial ou usas o que tiveres à mão (ex. bilhete de autocarro, um papel dobrado, etc)? Ou dobras o canto da folha do livro?
Blasfémia! :) Dobrar a folha - nem que me pagassem. Não tenho um marcador especial, mas sempre que começo um livro pego num marcador qualquer, diferente do anterior. Ou então, caso o perca entretanto (acontece muito, no carro ou na cama), uso o que estiver à mão. Em última alternativa, aponto no telemóvel o número. Se todos os meus planos falharem, tente decorar - sabendo, mesmo assim, que será uma tentativa vã - a página.

5. Qual o teu género de eleição: ficção, não-ficção ou ambos?
Ficção. Apesar de ler praticamente tudo, mesmo o que não gosto tanto, prefiro de longe ficção.

6. Gostas de ler até ao fim do capítulo ou interrompes a leitura em qualquer sítio?
Preferencialmente no final de um capítulo, a não ser que ele tenha 100 páginas. Mas não gosto de parar a meio e sobretudo não gosto de ser interrompida sem motivo enquanto não chego ao fim da cena.

7. És do tipo de pessoa que atira o livro de um lado ao outro da sala caso o autor te irrite? 
Não, não posso correr o risco de estragar o livro! :) Mas sou capaz de praguejar com os meus botões.

8. Se encontras uma palavra que desconheces vais logo procurar o seu significado?
Normalmente, tento perceber pelo contexto em que está inserida. Se não entender, e se estiver acompanhada, pergunto à outra pessoa o que significa. Se continuar sem saber, o mais provável é duas linhas abaixo já nem me lembrar.

9. O que estás a ler presentemente? 
Ui! A Regra de Quatro de Ian Caldwell e Dustin Thomason, A Vingança de Joana D'Arc de María Elena Cruz Varela e A Morte de Ilan Ivitch de Lev Tolstoi. Também estou a ler Oliver Twist (ainda!) e Widdershins, mas nestes dois fiz uma pausa para mais tarde recomeçar.

10. Qual foi o último livro que compraste para oferecer?
Não me lembro do nome, mas sei que foi à minha mãe. A não ser que conte um que ofereça a mim própria (no meu aniversário), aí a resposta é Kant - Fundamentações da Metafísica dos Costumes e Crítica da Razão Prática.

11. És do tipo de pessoa que só lê um livro de cada vez ou lês vários livros ao mesmo tempo?
Depende da minha disposição. Neste momento estou a ler três, mas quando passei de meio de O Despertar do Império dediquei-me apenas a ele.

12. Tens um sítio favorito onde ler? E qual a melhor altura do dia?
Favorito, favorito, é a minha cama, antes de dormir. De resto, gosto de ler na esplanada do Sr. Dimas aqui pertinho de casa, à tarde. Ou na marquise, ao fim da tarde. Basicamente qualquer sítio é bom!

13. Preferes séries ou histórias únicas? 
Por norma, séries, mas isto revela-se uma complicação. Entre não serem editadas em Portugal + a disponibilidade para ler uma série inteira (principalmente as que têm volumes que nunca mais acabam) é difícil. Mesmo assim, as séries ganham!

14. Tens algum livro ou autor específico que dês por ti a recomendar vezes sem conta?
O Retrato de Dorian Gray! Sempre, sempre, sempre! Recomendo também A Filha da Floresta e restante trilogia, O Amante de Lady Chatterley, A Dama das Camélias, A Idade da Inocência, A História de Lisey, Dracula, Entrevista com o Vampiro, Crónicas de Marlow... Mais grave ainda, recomendo muitos mais do que estes. Provavelmente sou uma chata desgraçada!

15. Como organizas a tua biblioteca? Por género, por título, pelo nome do autor ou pela editora?
Hahahaha, por nenhum! :) Tamanho. A não ser que seja uma série, aí junto todos os volumes por ordem, mas a maneira como vão para a prateleira é ditada pelo tamanho do primeiro volume. E depois diferencio as prateleiras, há a que gosto mais, a que gosto menos, a de livros de bolso, a de livros que gosto muito mas já não cabem na outra, de livros que não me interessam tanto, de clássicos, etc. etc. etc.

Bem, se calhar não tinha noção de que era assim tão picuinhas! :)


1 comentário :

  1. Olá,

    Bem gostei de ler as respostas que deste muito interessantes sem duvida e sim os livros para ti são mesmo algo sagrado lol.

    Bem o meu local favorito para ler é mesmo a praia, pode danificar eu sei, mas depois de uma caminhada, um mergulho, um banho de sol, nada como ir para a cadeirinha e ler o livro do momento :D

    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada por comentares :)