quarta-feira, 5 de junho de 2013

Personagens Baseadas em Pessoas Reais

Numa deambulação pela internet, encontrei esta lista de personagens de ficção baseadas em pessoas reais, e achei engraçado partilhar convosco. Espero que gostem!

Tintin

Url-78


O famoso rapazinho que ganha vida através da Banda Desenhada com o seu nome, Tintin existe desde 1929, criação de Herge. Esta personagem é baseada no escuteiro dinamarquês Palle Huld, que aos 15 anos ganhou um concurso para encenar a circum-navegação de Phineas Fogg, no livro A Volta ao Mundo em 80 Dias (mas que neste caso durou 44). Este acontecimento ocorreu em 1928, menos de um ano antes da estreia de Tintin.
Algumas vozes levantam-se e defendem que a personagem é baseada noutro jovem aventureiro, Robert Sexe, mas a maioria defende Pall Huld como a inspiração.

Ebenezer Scrooge

Url-1-55

Chegado até nós através do clássico de Charles Dickens, Um Conto de Natal, todos nos lembramos de Scrooge. Mas por incrível que pareça é baseado em alguém que existiu! John Elwes, um político e forreta notável do século XVIII, foi a inspiração de Dickens para tal personagem: Elwes, apesar de ter nascido rico, escolheu viver miserável toda a sua vida, vivendo em casas abandonadas e comendo comida estragada.

Severus Snape

Url-2-51

Um feiticeiro, que divide as opiniões e traça à sua volta uma linha tão fina de amor-ódio, baseado em alguém real? Sim. John Nettleship foi um professor de J.K. Rowling, de química (claro, ou não fosse o Snape o professor de Poções). Nettleship, que infelizmente faleceu em 2011, não sabia que tinha sido a inspiração para tal personagem, até que a sua esposa e alunos juntaram todas as peças.

Dirty Harry

Url-3-52

Provavelmente nunca terão ouvido o nome Dave Toschi, mas este inspector do Departamento da Polícia de São Francisco inspirou várias personagens. Dirty Harry - tudo baseado em Toschi.

Dorian Gray

Url-4-43

John Gray foi a inspiração para a personagem do romance assinado por Oscar Wilde, O Retrato de Dorian Gray. O verdadeiro Gray era um conhecido de Wilde (embora se suspeitasse que a sua relação fosse mais próxima), e era um poeta. Apesar de Wilde não se dar ao trabalho de alterar o apelido da sua personagem, modificou o nome para Dorian, pois os Dorians eram uma tribo grega muito antiga que consentiam e estimulavam o sexo entre homens. Quando O Retrato de Dorian Gray saiu, John cortou relações com Wilde.

Norman Bates

Url-5-36

Norman Bates - o famoso Psycho no lendário filme de Alfred Hitchcock. Que tem alguma coisinha do Leatherface, do Massacre no Texas. E de Buffalo Bill de Silêncio dos Inocentes. O pior? São todos baseados no mesmo homem: Ed Gein. Este homem ficou conhecido nos anos 50, no Wisconsin, pois andava a assassinar mulheres, para depois as cortar. Se forem sensíveis, não leiam o resto: estava também a tentar fazer um fato de mulher, com a própria pele das vítimas.

Indiana Jones

Url-6-23

Há várias crenças que defendem vários candidatos ao lugar de fonte de inspiração para a personagem de Indiana Jones, mas o mais provável é ter sido Hiram Bingham III. Este senhor era um professor de história Latino-Americana na Universidade de Yale, mas ficou mais conhecido por re-descobrir Machu Picchu.

James Bond

Url-7-14

Tal como aconteceu com Indiana Jones, também a verdadeira inspiraçao para o 007 é atribuída a várias pessoas. Mas pensa-se que Forest Yeo-Thomas, um dos melhores espiões ingleses durante a Segunda Guerra Mundial, seja a pessoa mais provável. As suas façanhas - como ter sido enclausurado num campo de concentração e ter conseguido escapar - maravilharam o criador de Bond, Ian Fleming.

Zorro

Screen Shot 2013-02-19 At 12.08.30 Pm

Inspirado por Joaquin Murrieta, também conhecido por Robin Hood Mexicano, Zorro é tema de livros, filmes, séries... Murrieta, não conseguindo ter justiça através do sistema legal após a sua família ser assassinada, decidiu criar um gangue que roubava bancos e cometia alguns homicídios. Acabou morto em 1853.

Sherlock Holmes

Screen Shot 2013-02-19 At 12.09.24 Pm

Dr. Joseph Bell é a pessoa por trás de um dos detectives mais famosos da Literatura (e não só). Bell era um conhecido de Sir Arthur Conan Doyle, que conseguia deduzir facilmente traços de desconhecidos apenas através da observação - é-vos familiar? Há até quem diga que Bell chegou a aconselhar a polícia na Escócia, devido aos seus poderes de dedução.



1 comentário :

Obrigada por comentares :)