Novidades Estampa Julho

julho 16, 2013


A segunda novidade deixou-me bastante curiosa...

REVISTA RELÂMPAGO,
de VÁRIOS

"Chamar para Irene Lisboa, para toda a sua extraordinária obra, a atenção que ela indubitavelmente suscitará em quantos, livres de preconceitos e genuinamente interessados na arte da literatura, decidirem acercar-se de um dos textos em que vida e linguagem mais plenamente e esplendorosamente se fundem, é o objectivo principal deste número de Relâmpago..."
Gastão Cruz

PÁGINAS: 272 | PREÇO: 13,21€ + IVA | POESIA

HOLODOMOR - A DESCONHECIDA TRAGÉDIA UCRANIANA (1932-1933).
de BÉATA CIESZYNKA e EDUARDO FRANCO

O caso da Grande Fome na União Soviética, designada por Holodomor ou Golodomor (com o significado de “morte pela fome”) pertence aos mais extensivos e hediondos massacres que o século XX conheceu, e ainda por muitos desconhecido. Trata-se de uma tragédia artificialmente provocada nos anos 1932 e 1933 pelo regime estalinista aos povos da União Soviética em consequência do fracasso da forçada colectivização. A Grande Fome afectou sobretudo os países que possuíam grandes e férteis terrenos agrícolas, entre os quais se destaca o caso ucraniano, cujo país, em termos geográficos, é o segundo maior da Europa. É, portanto, com esta obra - pioneira do género em língua e contexto português - que se traz ao público páginas da História que muitas vezes se quiseram apagadas, fazendo igualmente justiça à memória de milhões de vítimas desta tragédia. Pretende-se, assim, proporcionar ao leitor uma visão muito abrangente e interdisciplinar dos actos de reconhecimento, da análise histórica e sociológica do Holodomor, mas também do complexo processo da sua entrada na consciência comum, através da ampla difusão jornalística, artística e cultural. Espera-se, igualmente, que este livro, preparado no âmbito das duas instituições: Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos - CompaRes e CLEPUL5 - Grupo de Investigação do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cujos horizontes científicos abrangem os universos culturais Ibero-Eslavos, contribua para um crescente debate científico sobre o Holodomor, levando a novas interpretações e aplicado a novas metodologias e disciplinas.

PÁGINAS: 208 | PREÇO: 14,15€ + IVA | HISTÓRIA

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por comentares :)

Um livro é muito mais do que um volume transportável. Um livro é uma mala que levamos connosco quando vamos viajar, pois nele temos tudo o que precisamos. Um livro é mais do que um bem comercializável, é o orgulho de carregar a alma em palavras do seu autor. Um livro é mais do que um livro, ao fim e ao cabo. É o nosso pai e a nossa mãe quando se precisa, nunca esperando mais de nós mas sempre lá para nos dar uma lição. É mais do que um amigo, pois não nos julga, não nos faz perguntas; ouve o nosso interior e responde às questões que nem nós sabíamos que tínhamos cá dentro. Um livro é mais do que um amante, duro como a realidade: umas vezes sonhamos e deleitamo-nos nas suas folhas, outras deixamos dobradas, riscadas, magoadas, outras deixamos a um canto e nunca mais olhamos. Desperta em nós uma panóplia de sensações: o toque da capa, da folha; o cheiro das páginas; o prazer da beleza da capa, das letras. Um livro é mais do que isto tudo, e ainda mais do que isso. Porque com ele viajamos, sonhamos, vivemos, aprendemos, amamos, sentimos, choramos e rimos, tudo sem sair do sítio. E uma façanha destas, vinda de algo tão pequeno e tão frágil, é quase comovente.