Aconteceu Hoje... e nos últimos 3 dias! - 09.08, 10.08, 11.08 & 12.08

agosto 12, 2013

9 de Agosto

Izaak Walton.jpg

Em 1593, nasce o escritor Sir Izaak Walton, autor de The Compleat Angler.


Em 1854, o filósofo americano Henry David Thoreau publica Walden ou a Vida nos Bosques.


Em 1923, nasce o poeta e pintor surrealista português Mário Cesariny de Vasconcelos.


Em 1965, nasce o poeta inglês Philip Larkin, autor de Janelas Altas e Uma Rapariga no Inverno.


Em 2013, o escritor português Urbano Tavares Rodrigues morre, deixando uma obra com dezenas de publicações e uma carreira de 60 anos.

10 de Agosto

Gazeta de Lisboa em 1718

Em 1715, em Portugal tem início a publicação semanal da Gazeta de Lisboa: História Anual Cronológica e Política do Mundo e Especialmente da Europa, que se manteria até 1741.


Em 1869, nasce o poeta inglês Laurence Binyon, autor de For the Fallen.


Em 1921, nasce o escritor português Carlos de Oliveira, responsável por obras como Casa na Duna, Uma Abelha na Chuva e Trabalho Poético, entre outros.

11 de Agosto


Em 1744, nasce o poeta luso-brasileiro Tomás António Gonzaga (Marília de Dirceu, Cartas Chilenas).


Em 1897, nasce a escritora inglesa de literatura infantil Enid Blyton, a criadora de Noddy, Os Cinco e Os Sete.

Louise Marie Bogan.gif

Ainda em 1897, nasce a poetisa americana Louise Bogan.


Em 1913, nasce o romancista inglês reconhecido pelo seu humor negro Sir Angus Wilson, autor de Depois da Cicuta e A Meia-Idade da Sra. Eliot.


Em 1921, nasce o escritor americano Alex Haley, vencedor de um Prémio Pulitzer em 1977 (Raízes).

12 de Agosto


Em 1774, nasce o poeta laureado inglês Robert Southey, conhecido também por ser o biógrafo de Lorde Nelson.


Em 1867, nasce a escritora e historiadora americana de origem alemã Edith Hamilton, autora de The Greek Way, The Roman Way e A Mitologia.


Em 1907, nasce o médico escritor português Miguel Torga, pseudónimo literário de Adolfo Correia da Rocha (Criação do Mundo, Orfeu Rebelde, Os Bichos, entre outros).

[Fonte: Hoje na História]

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por comentares :)

Um livro é muito mais do que um volume transportável. Um livro é uma mala que levamos connosco quando vamos viajar, pois nele temos tudo o que precisamos. Um livro é mais do que um bem comercializável, é o orgulho de carregar a alma em palavras do seu autor. Um livro é mais do que um livro, ao fim e ao cabo. É o nosso pai e a nossa mãe quando se precisa, nunca esperando mais de nós mas sempre lá para nos dar uma lição. É mais do que um amigo, pois não nos julga, não nos faz perguntas; ouve o nosso interior e responde às questões que nem nós sabíamos que tínhamos cá dentro. Um livro é mais do que um amante, duro como a realidade: umas vezes sonhamos e deleitamo-nos nas suas folhas, outras deixamos dobradas, riscadas, magoadas, outras deixamos a um canto e nunca mais olhamos. Desperta em nós uma panóplia de sensações: o toque da capa, da folha; o cheiro das páginas; o prazer da beleza da capa, das letras. Um livro é mais do que isto tudo, e ainda mais do que isso. Porque com ele viajamos, sonhamos, vivemos, aprendemos, amamos, sentimos, choramos e rimos, tudo sem sair do sítio. E uma façanha destas, vinda de algo tão pequeno e tão frágil, é quase comovente.