segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Read-a-Thon - Como Foi

Como o prometido é devido, aqui fica o post com a tradução da maratona Read-a-Thon. Eu participei em todos os desafios que pude, diverti-me imenso, li muito (embora bem menos do que pensava ler), fiquei com um derrame no olho (pois...) mas valeu muito a pena. Adorei a experiência, e embora o conceito do Read-a-Thon possa não agradar a muita gente, as quatrocentas e tais inscrições no site mostram que agradam a outras tantas. Este post vai ser enorme, mas houve coisas tão engraçadas que não posso deixar de o escrever para que os meus seguidores que não falam inglês possam saber o que se passou da uma da tarde de Sábado à uma da tarde de Domingo.


Hora 1
Começa-se com um pequeno questionário, para nos darmos um pouco a conhecer.

1) De que parte do mundo és?
Portugal :)

2) Qual o livro na tua pilha que mais estás ansioso por ler?
The King's Hounds e Poe.

3) Qual o snack que mais queres comer?
Bolachas :)

4) Conta-nos algo sobre ti!
É o meu primeiro Read-a-Thon, e se entrar em algum desafio com fotos, há uma grande probabilidade de o meu gato aparecer na foto comigo.

5) Se participaste no último Read-a-Thon, há alguma coisa que vais mudar hoje? Se não participaste, qual é a coisa pela qual estás mais ansioso?
Não participei :( [e depois esqueci-me de responder ao resto da pergunta]

Hora 2
Desafio 1

Neste desafio devíamos escolher uma música que combinasse com o livro que estávamos a ler, e porquê. Ora, eu andava a ler o The King's Hounds, que é passado em 1018, então lembrei-me de música medieval. Só que não expliquei o porquê de a ter escolhido, enfim :)


Hora 3
Desafio 2

O segundo desafio foi tão engraçado. Tínhamos de adivinhar que livros eram estes:


Eu tenho quase a certeza absoluta que acertei em todos :)

Hora 4
Desafio 3

Este também foi muito bom. Chamava-se Spine Poetry, em que se pega nos livros e com os títulos se faz um poema :) Aqui fica o meu.


Viagem Sem Regresso,
(Ao) Jardim das Sombras,
Anónimos
(Em) Terra dos Sonhos.
Dezanove Minutos
(De) Fúria Divina
A Um Deus Desconhecido.
Compromisso
(Com a) Noite da Alma.
(Ass.:) A Filha dos Mundos

Hora 5
Desafio 4

O quarto desafio foi o Blackout Poetry. Consistia em pegarmos num texto, escolher algumas palavras para com elas fazer um poema, e riscar todas as outras. Aqui ficou o meu, retirado de um Jornal de Notícias qualquer :)


Hell.
Hoje e amanhã.
A história degradante,
Vida jovem.
Amanhã.

Hora 6
Desafio 5

Este desafio foi muito divertido também! Tínhamos de fazer chá, depois meter o saquinho numa folha de papel para manchar, deixar secar e desenhar a partir da mancha uma personagem do livro que estávamos a ler. Mal li o desafio, quis de imediato desenhar o Rei! Mas não tinha chá de saquinhos, apenas de ervas, então decidi beber café Nespresso e tentar manchar o pape com a cápsula. Não ficou uma grande mancha mas vista de uma determinada perspectiva tinha a cara do rei vista de perfil perfeitamente delineada :) Desenho não é de todo o meu forte... e foi isto que saiu.


Hora 7
Desafio 6

Este é mais complicado de traduzir para português... O objectivo era pegarmos numa frase de um livro que estávamos a ler, retirar algumas palavras e depois, das duas uma: 1) ou pedíamos a alguém determinado número de substantivos/adjectivos/advérbios/verbos/etc para compensar os que tirámos ou 2) numa lista dada pela autora do desafio escolhíamos ao calhas o que era preciso (letra branca contra fundo branco, era escolher à sorte e sublinhar para saber o que saía). Eu escolhi a segunda opção e o resultado foi bem engraçado, mas complicado de traduzir :)

Frase do desafio: "Bruxo!" lê Nate, saltando da poção de amor viva. Lisa splats me* eruditamente
Frase original: "Shakespeare!" grita Nate, saltando do SUV preto. Lisa olha para mim curiosamente.

*não consegui encontrar tradução em português que me agradasse, se alguém quiser ajudar, agradeço :) Embora saiba o que significa em inglês, não consigo encaixar ali algo que combine.

Hora 8
Desafio 7

O desafio 7 era composto por duas partes, podendo-se fazer ambas ou apenas uma delas. Eu escolhi ambas, claro! Tínhamos de adivinhar os livros por trás destas capas:

1readathon

no qual só me faltou um! E procurar nas nossas estantes um livro que tivesse um livro na capa. Só encontrei um...


Hora 9

O desafio desta hora era um vídeo, o qual não quis fazer.

Hora 10
Desafio 8

Neste desafio tínhamos de escolher um book trailer de um livro que gostamos muito ou que queremos muito ler. Escolhi este:


Hour 11
Desafio 9

Uma fotografia de nós mesmos... Entretanto já tinha passado um desafio (na hora  em que tínhamos de fazer um vídeo, absolutamente não! Aqui fico eu... sem o Bam, é verdade.


Aqui chegamos à Hora 12, portanto houve outro questionário.

1) Como estás? Sonolento? Os teus olhos estão cansados?
Não muito sonolenta, mas os meus olhos estão cansados.

2) O que já acabaste de ler?
The King's Hounds, Maya e As Aventuras de Tom Bombadil.

3) Qual foi o teu favorito até agora?
The King's Hounds.

4) E os teus snacks favoritos?
Não comi nenhum snack. Almocei e jantei, e bebi café.

5) Encontraste algum blogue novo durante o Read-a-Thon? Se sim, mostra-lhes algum amor!
Alguns, já guardados nos favoritos :)

Hora 13
Desafio 10

Neste desafio tínhamos uma série de categorias para escolher o melhor livro, e respondíamos à(s) que queríamos. As minhas respostas foram as seguintes...


Melhor livro do ano
Catarina de Aragão.

Melhor romance do ano
A Noiva Bórgia.

Melhor livro YA do ano
Noite da Alma.

Melhor livro de mistério do ano
The King's Hounds.

Melhor livro de fantasia do ano
Memórias de Um Caçador de Vampiros.

Melhor personagem principal do ano
Ivan Ilitch, de A Morte de Ivan Ilitch.

Melhor autor do ano
Sarah Waters.

Melhor capa do ano
The Savage Garden

Melhor história do ano
Algures entre A Noiva Bórgia e qualquer um de Philippa Gregory.

Hora 14
Desafio 11

Tínhamos de escolher que livro gostaríamos de ouvir em audiobook, e qual o narrador perfeito para tal. Como não sou grande fã de audiobooks, a primeira coisa que pensei foi esta.


O que poderia ser melhor do que isto? Os Cradle of Filth são a minha banda favorita de sempre. Portanto, é claro que tinha de ser o The Gospel of Filth, narrado pelo grande Dani Filth :)

Hora 15

O desafio desta hora só estava aberto a residentes nos Estados Unidos da América. Sendo assim, fui dormir :)

Hora 20
Desafios 12, 13, 14 e 15

Quando acordei, decidi fazer os desafios que ainda estavam abertos das horas que passei a dormir. Aqui ficam eles :)

Livros dos quais estivéssemos particularmente orgulhosos:

Book Jenga! Se conhecerem o jogo, percebem o desafio. Senão, acho que o jogo é qualquer coisa como uns blocos de madeira em que constróis qualquer coisa, e depois tens de tirar os blocos sem destruir a construção... assim uma coisa. Fiz o meu com... 24 livros! Fiquei mesmo orgulhosa ^^

Depois, uma frase de seis palavras para este Read-a-Thon. A minha foi "Dewey, obrigada por esta memória maravilhosa".

E o último, era sobre ser social, coisa que eu já tinha feito antes... era ir a blogues dar força às pessoas, enfim, socializar!

Hora 21
Desafio 16

Encontrar objectos pela casa que fizessem o titulo de um livro.

A Chave dos Encobertos!

Hora 22
Desafio 17

Completar uma frase com uma frase à escolha da página 32 do livro que estávamos a ler.

Preferia ler do que ganhar o meu primeiro milhão em qualquer dia!

Pois... :)

Hora 23
Desafio 18

Novamente, uma música para o que estávamos a ler. Como já estava no livro Poe e era altura de Halloween, nada mais perfeito do que esta.




E chegamos à Hora 24! Novamente com um leque de questões.

Qual foi a hora mais difícil para ti?
Hora 14. Estava com tanto sono que não aguentei mais.

Podes escolher algum livro de alto interesse que possa manter um Leitor comprometido para o próximo ano?
Poe, o que estou a ler agora, de J. Lincoln Fenn.

Tens alguma sugestão sobre como melhorar o Read-a-Thon para o ano?
Fazê-lo mais vezes?

O que achas que correu muito bem neste Read-a-Thon?
Acredito que tudo. Foi o meu primeiro e nao tenho queixas nenhumas

Quantos livros leste?
6, se bem que alguns deles já estava a ler.

Quais os nomes dos livros que leste?
Maya, The King's Hounds, As Aventuras de Tom Bombadil, Glee - O Início, Children of the Corn e Poe.

Que livros gostaste mais?
The King's Hounds e agora Poe.

Qual o que gostaste menos?
The Childre of the Corn. Eu sei, é King, mas mesmo assim alguma coisa não estava bem.

Se foste Cheerleader, tens algum conselho para as do ano que vem?
Não. Só posso agradecer a todas elas.

Quão provável é que voltes a participar? Que papel gostarias de ter numa próxima vez?
Muito provável! E novamente como Leitora!


Considerações Finais!

Livros que li:
Maya, The King's Hounds, As Aventuras de Tom Bombadil, Glee - O Início, Children of the Corn e Poe. Número total de páginas: 468.

Tempo passado a ler:
454 minutos, o que dá qualquer coisa entre 7 a 8 horas. Tendo em conta que dormi 6, acho que passei demasiado tempo a fazer os desafios =P

Diverti-me realmente imenso. É com um suspiro já de saudade que vos traduzi (muito por alto, confesso!) este Read-a-Thon!

2 comentários :

  1. Olá,

    Bem estou sem palavras pelo desafio que realizaste, pior que levar o anel a Mordor :D

    Muito bem, gostei mas confesso que não conseguia participar num exercicio destes, mas vejo que adoraste e fico muito contente por ti :)

    E gostava de ter visto o Bam :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha :)

      Hehehe o Frodo é um menino :P Realmente fiquei orgulhosa de mim :)

      O Bam aparece ali no desafio 16, no livro A Chave dos Encobertos, ele é o encoberto ^^

      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada por comentares :)