sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Um Conto, Um Ponto #4: A Mina do Deus Morto, de João Barreiros

Título: A Mina do Deus Morto
Autor: João Barreiros
Editora: Diário de Notícias / Escritório Editora
Ano de Publicação: 2012
Número de Páginas: 16

Algures nos anos sessenta do século passado, num universo que não é o nosso, mil metros abaixo das colheitas de volfrâmio nas Minas da Panasqueira realizadas pela companhia Beralt in Wolfram, existem outras minas, secretas, terríveis, brutais, onde se recolhe grão a grão as partículas que provam a existência e a agonia final de Deus: as Minas do Deus Morto.

**************************

Tive pena de não ter gostado mais deste conto de João Barreiros. O autor tem uma forma extremamente simples de escrever mas muito aprazível, com uma leve dose de humor e de seriedade q.b. E o tema de A Mina do Deus Morto... quase que me interessa. Foi esse o meu problema. O conto está muito bem escrito mas o seu conteúdo passa-me ao lado. O que para muitos será uma pena, enquanto que outros tantos se identificarão com as minhas palavras. Parece-me haver ali uma piscadela de olho à actualidade - ou é impressão minha?

Pouco posso adiantar acerca deste conto. Reconheço-lhe a qualidade que tem, mas simplesmente não é para mim.

"“Há vinte e cinco biliões de anos, pela hora do chá, Deus morreu. Não existe outra explicação possível. Morreu e desfez-se em pó.""

2 comentários :

  1. Olá,

    Estou curioso por ler este conto, a ver se me ponho em dia que começo a ter muita coisa por ler.

    Pena não teres gostado, mesmo reconhecendo-lhe qualidade, a ver se não me acontece o mesmo :)

    Bjs e pronta para nova leitura conjunta ? eehehehe

    ResponderEliminar

Obrigada por comentares :)