sábado, 23 de novembro de 2013

[Desafio Literário U] Uma História de Amor, de Miguel de Unamuno - Opinião

Contos Amores (Biblioteca de Verão JN 2011, #20)
Título: Uma História de Amor
Autor: Miguel de Unamuno
Editora: Rosto Editora
Ano de Publicação: 2011
Número de Páginas: 41

Não foi fácil, encontrar um autor com a letra U, mas felizmente encontrei este pequeno conto, Uma História de Amor, e pareceu-me ser perfeito para o Desafio Literário. Nunca tinha ouvido falar de Miguel de Unamuno (na minha ignorância chegando mesmo a pensar que seria português, confesso), e sentia-me confiante, com a expectativa de ler um bom conto de Amor.

É, provavelmente, das coisas mais tristes que alguma vez li. Toda a história em torno dos amantes é tão cruamente descrita e quase tão real que é comovente de se ler. Dois jovens, que insistem em se apaixonar, e que não conseguem. A própria ideia por trás desta premissa é de si assustadora: duas pessoas tão novas, que pensam que têm de se apaixonar, para não magoar o outro; e cada um à sua maneira procura novas e definitivas maneiras de arranjar no seu coração espaço para o par. Não posso desenvolver mais a história senão acabaria por contar o grande final, mas é tudo tão triste, tão... doloroso.
Conhecer o autor foi também uma experiência agradável. Para além de ter ficado a saber que Miguel de Unamuno é espanhol, fiquei curiosa em ler mais obras suas, confesso que com uma certa esperança de encontrar mais sobre este lado tão sombrio e tão penoso.
Apesar do que é dito na sinopse de Uma História de Amor, algo em mim - talvez, uma vez mais, a ignorância!, ou, quem sabe, um eterno pensamento romântico - ignorou por completo a sátira e o retrato da sociedade. Fiquei presa naquelas palavras tão tristes e fatalistas, e embora compreenda e reconheça os restantes elementos, não consigo deixar de olhar para trás e ver aquele infeliz casal. "Ide e pregai a boa nova em todas as nações!"

É curioso que enquanto li o conto não senti metade das sensações que sinto agora ao recordá-lo, enquanto escrevo estas palavras. Ultimamente tem-me acontecido com alguma frequência, este espaço entre acabar de ler um livro e começar a escrever sobre ele, recordar-me do livro, senti-lo de outra forma, altera por completo a minha posição relativamente à obra. No caso de Uma História de Amor, ao passo que enquanto a lia ia-me perguntando, talvez com uma certa impaciência, onde tudo aquilo iria dar, agora olho para o pequeno livro na estante e penso em como no seu interior há uma história de amor incrivelmente triste e negra.

4 comentários :

  1. Olá,

    Eis venho aqui à tanto tempo e só agora me apercebi do teu objetivo literário, mas mas que bem e está prestes a ser concluído :)

    Parece-me um livro interessante, pelo menos tem uma história de amor algo diferente do habitual :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      Hehehe eu também o único destaque que dou aos Desafios é no título. Confesso já estar um pouco cansada deles, para o ano não vai haver nenhum xD Mas agora quero acabá-los. Como disseste, já está quase :)

      Sim, se tiveres oportunidade de ler, lê-se bem. Sei que não és fã de contos, mas quem sabe um dia pegas num e adoras ;)

      Beijinhos e boa semana

      Eliminar
  2. Concordo inteiramente com a tua opinião... uma história triste.... mas gostei!
    Teresa Carvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Teresa!

      Ainda este ano estive perto de comprar mais um livro do autor, mas vou deixar para outra ocasião...

      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pela visita!