quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

[Desafio Literário Z] Z, de Manuel Alves - Opinião

Z
Título: Z
Autor: Manuel Alves
Editora: Smashwords
Ano de Publicação: 2012
Número de Páginas: 13

E finalmente, o Desafio Literário chega ao fim! Andava há já bastante tempo a pensar em quem iria ler para tão complicada letra, até que me lembrei... Z! É um contorno das regras, mas pronto. O conto de Manuel Alves foi a maneira perfeita de encerrar este desafio, e depois de ouvir falar tão bem deste escritor, tinha mesmo de o conhecer.

A história de Z pouco mais é do que a descrita na sinopse... Pouco mais é? Nada disso. É muito mais do que a história da sinopse. A ver se me faço entender... A linha da narrativa é o que está na sinopse: uma criança incrivelmente inteligente, testada por um Professor igualmente brilhante, e que planeia a sua fuga. Mas o que está para além das palavras de Manuel Alves é bem mais do que isso. Tendo como fundo um largo conhecimento de ficção científica, o autor cria nestas poucas páginas um mundo onde queremos entrar e conhecer e saber e experienciar. A escrita é simplesmente magnífica, fluída e complexa ao mesmo tempo. Todo o ambiente do livro está perfeito, numa mestria de lógica e irracionalidade, boa escrita e larga imaginação.
Z enquanto personagem é um deleite de conhecer. Deixa o próprio leitor perplexo perante o seu raciocínio e intrigado pela sua postura. Mas, por outro lado, há um mistério muito grande que acompanha a personagem, e que nos pode mesmo deixar ligeiramente frustrados, por não sabermos mais. Este desconhecimento alastra-se ao resto do livro - tantas perguntas que ficaram sem respostas, tantas explicações que ficaram por dar. Felizmente, Manuel Alves anunciou que este conto, aliás, a história completa de Z, será uma trilogia, na qual já se encontra a trabalhar.
Assim sendo, nada de negativo a apontar a Z, nem a Manuel Alves. Agora entendo o respeito e a admiração que os seus leitores expressam: de facto, Manuel Alves tem tudo para ser um grande nome na ficção científica, e espero sinceramente que lhe seja justamente reconhecido todo o seu valor.

Mesmo que não sejam fãs de ficção científica, não deixem de dar uma oportunidade a Z. É uma leitura rápida e que vos vai deixar a pensar, assim como curiosos em saber mais sobre este mundo desconhecido. E, como não podia deixar de ser, não deixem de apoiar os nossos jovens autores!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por comentares :)