terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Os Melhores de 2013


Com o final do ano apenas daqui a umas horas, não podia deixar de fazer um balanço de 2013 a nível de leituras, assim como eleger as Melhores Leituras de 2013. Começando pelo balanço, vamos ver o que que está a findar me trouxe.

Li, no total, 96 livros - perfazendo mais de 24500 páginas entre si. Confesso que estou muito orgulhosa, nunca pensei que fosse capaz de tanto. Há quem me diga que leio por obrigação - o que é mentira, pois esta semana que parei as leituras, tenho sentido tanta falta de ter um livro para ler. Já estive tentada a pegar em algum na estante! Também me acusam de não me lembrar do que leio, o que é normal: não esperem que decore a lista de tudo o que li, mas se me perguntarem do que fala determinado livro, consigo fazê-lo sem nenhum problema.
Passando a autores! 2013 trouxe-me uma série de autores novos que desconhecia. Ao todo, tive oportunidade de ler mais de oitenta autores desconhecidos para mim: entre portugueses e estrangeiros, reconhecidos e desconhecidos, fico contente por saber que tive contacto com tantos mundos novos.
2013 trouxe-me ainda contacto com os mundos dos livros, desde editoras a autores, e sinto-me muito grata com tudo isto. Que 2014 seja ainda melhor, se possível!

Passemos então aos Melhores de 2013!



Não consigo escolher apenas um vencedor para cada categoria, portanto espero conseguir reduzir a lista a 2 ou 3 vencedores, quando não conseguir eleger apenas um.

Melhor Leitura de 2013

A Noiva Bórgia, de Jeanne Kalogradis
Poe, de J. Lincoln Fenn
O Historiador, de Elizabeth Kostova

Melhor Autora Internacional

Philippa Gregory

Melhor Autor Internacional

Graham Joyce

Melhor Autora Nacional

Elizabete Cruz

Melhor Autor Nacional

Afonso Cruz

Melhor Lançamento de 2013

Poe, de J. Lincoln Fenn

Autores & Livros que também merecem destaque

O Despertar do Império, de Sam Barone
Damselfly, de Jennie Bates Bozic
Memórias de um Caçador de Vampiros, de Ardo Antas

E ainda um galardão dos melhores para os meus seguidores e leitores, que ajudam o Eu e o Bam a crescer! E vocês, quais as vossas escolhas de 2013?

4 comentários :

  1. Olá,

    Ora bem então vamos lá, obrigado pelo galardão na qualidade de seguidor ehehe, muito honrado e aproveito para referir que o melhor livro que li foi O Terror do Dan Simmons, mas penso que já sabias :)

    Fico contente que o Historiador tenha entrado no top e bolas só agora percebi a quantidade de livros que conseguiste ler, confesso que se conseguisse ler 3 por mês ficaria muito satisfeito, mas pronto nisto o importante é a qualidade e não me queixo do ano de 2013 :D

    Que 2014 seja ainda melhor ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      O facto de escrever e saber que alguém ia ler ajudou imenso o crescimento do Eu e o Bam, portanto claro que não podia deixar de fora os meus seguidores :)

      Sim, consegui ler bem mais do que achava ser possível em 2013, mas mesmo assim, este ano estipulei como meta 50 livros. Vamos ver! :)

      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar
  2. Olá Nádia
    Gostei de ver os teus "oscars" e de facto estás de parabéns pelas tuas leituras.
    Já leste Para onde vão os Guarda-chuvas de Afonso Cruz? já que foi o escritor nacional elegido, se não leste, vale bem a pena :) (podes ver o meu comentário).
    Espero que 2014 te traga novos desafios, novos contactos e que o blogue cresça bastante para nós acompanharmos.
    quanto aos meus melhores, já publiquei :)
    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caminhante!

      Obrigada pela tua visita :) Eu de Afonso Cruz só li mesmo A Queda de um Anjo, na leitura conjunta, mas achei tão fantástico que na altura desta eleição, achei que seria injusto não o nomear. Mas vou dar uma vista de olhos ao que tu falas!

      Vou já às tuas Folhas ver então ^^ Obrigada pelos votos, e retribuo-os sinceramente. :)

      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar

Obrigada por comentares :)