quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Um Conto, Um Ponto #11: O Presente dos Magos, de O. Henry

Desafio Literário #1
Título: O Presente dos Magos
Título Original: The Gift of Magi
Autor: O.Henry
Editora: Rosto Editora
Ano de Publicação: 2011
Número de Páginas: 9

Recolhido em livro em 1906, é um dos contos mais populares da língua inglesa: não há quem não se emocione com a história desse jovem casal apaixonado, que entrelaça amor e pobreza, destino e acaso na Nova York do começo do século XX.

************************

Pensava eu que estava a ler algo inédito, e pouco depois do início do conto reconheci e muito bem a história escrita. Desconhecia por completo a sua origem - aliás, conhecia-a sob a forma de uma anedota e, não querendo ofender a arte do humor, saber que foi escrita no início do século XX trouxe uma outra magia até então escondida do meu conhecimento. Mesmo sabendo o final da história, foi com tristeza que assisti ao desenrolar dos eventos, até ao final triste (cómico?) que toda a gente bem conhece. É uma boa reflexão, e acaba mesmo por ser uma bonita história de amor. A relação com os Reis Magos é fácil de perceber, se bem que eu passava bem sem a comparação.

Este conto já foi adaptado uma série de vezes, sendo popular na altura do Natal. Talvez nos próximos dias, em algum canal, dê uma das suas adaptações.


Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por comentares :)