quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

[Leitura Conjunta] Duas Gotas de Sangue e um Corpo para a Eternidade, de Carina Portugal - Opinião

Duas Gotas de Sangue e um Corpo para a Eternidade
Título: Duas Gotas de Sangue e um Corpo para a Eternidade
Autora: Carina Portugal
Editora: -
Ano de Publicação: 2013
Número de Páginas: 31

A leitura deste conto de Carina Portugal era algo que eu queria fazer há já algum tempo, principalmente depois da leitura de Coração de Corda. A iniciativa de leitura conjunta no grupo do Facebook do Fiacha proporcionou-me finalmente a oportunidade perfeita para ler, finalmente, este conto.

Mais uma vez, fiquei completamente deliciada com a escrita da Carina. Da minha experiência com novos autores, a Carina é certamente uma das que me dá mais gosto ler, pois a sua escrita é tão bonita, envolvente e correcta. Há algo nas suas palavras, na forma como se expressa, que é apaixonante e que nos faz viajar, embalados pelas visões pintadas na sua escrita.
No entanto, não é só de uma escrita bonita que o talento da autora vive. Do que li até agora, as histórias criadas são bem construídas, bem pensadas, bem desenvolvidas. Com um propósito, e não apenas "vamos escrever que é giro". Duas Gotas de Sangue e um Corpo para a Eternidade (título longo, mas que faz perfeito sentido) é prova disto, onde nem em cinquenta páginas temos uma narrativa sólida, com personagens interessantes. Se poderia ter sido mais explorado? Certamente. Mas está muito bem como está? Sem dúvida alguma. Para além de ter um ambiente que me agrada imenso, as personagens são também bem desenhadas, pecando apenas pela previsibilidade de algumas acções.
Há um pormenor neste livro que me fez reler algumas páginas, para ter a certeza que nada me tinha escapado, e que se pode revelar um pouco chocante; mas não é por isso que o conto tem menos qualidade, servindo ainda este detalhe para aprofundar as personagens e a forma como agem.

Tenho tanta, mas tanta pena que ninguém grande repare no trabalho da Carina. Penso que a sua publicação através de uma boa editora faria jus ao seu trabalho, pois, pelo menos do meu ponto de vista, alguém com a sensibilidade e criatividade desta escritora não cresce nas árvores, e passar o resto da vida no anonimato é uma injustiça. Só lhe posso desejar a maior sorte do mundo, pois talento já tem de sobra.
Ponto positivo ainda para a capa do livro, que está muito bonita!

Quero muito conhecer os restantes trabalhos da autora, e não deixem de apoiar os nossos pequenos autores! Na página do Smashwords da Carina (visitem aqui), podem encontrar alguns dos seus trabalhos, que podem ler gratuitamente, portanto não há desculpa possível. Não se vão arrepender, e deixem-se levar pela poesia da escrita de Carina Portugal!

6 comentários :

  1. acabei de ler agora o conto, pois embora tenha estado incluida na leitura conjunta, atrasei-me :)
    De facto a Carina escreve muito bem, uma escrita simples e despretensiosa que cativa. Apenas aponto algumas questões (irei comentar no cantinho e no blog) a apontar.
    Gostei bastante do teu comentário
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras e pela visita :) Irei esperar por esse comentário, mas sei de um post lá no teu cantinho que tenho de ler com muita atenção ^^

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá,

    Sem duvida que foi uma experiência interessante mais a mais quando os escritores participam e graças a ti que se voltou a fazer leituras conjuntas, algo que se fazia com regularidade.

    Tenho pena que não participes na nova do Manuel Alves (que vai participar tambem) está a ser muito fixe, mas pronto comprrendo :D

    Obrigado pela participação e pelo comentário apresentado vejo que adoraste ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é :( eu bem que queria, mas o tempo a ler, e no computador, tem que ser o mais reduzido possível... Mas espero ainda um dia ler o livro :) Não pode é ser para já :P

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Nádia,

    Só posso agradecer por tão elogiosas palavras. Fico assim com um sorriso de totó na cara ao ler a tua opinião a respeito do conto e das restantes considerações tecidas. Ainda tenho muito que caminhar a nível da escrita, mas também eu espero um dia poder ter um pouco mais de visualização. Só o Futuro o dirá.

    Mais uma vez obrigada, e espero que leias muitos outros trabalhos - meus e de outros escritores portugueses!

    Um grande abraço,
    Carina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Carina :) E acima de tudo, podes ter a certeza que é a minha opinião sincera, e não apenas para ficar bem não falar mal de autores portugueses ;)

      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada por comentares :)