quarta-feira, 23 de abril de 2014

TAG A Minha Vida Como Leitora


Vi esta tag no blogue da Silvana (sim, ando constantemente a trazer tags da Silvana e da Catarina :) ) e decidi trazê-la para o Eu e o Bam. Põe em perspectiva a nossa vida no mundo dos livros, como foi, como é, e como pensamos que irá ser.

Passado

1. Com que idade começaste a ler?
Eu comecei a ler antes de ir para a escola, pois acompanhava a minha irmã em explicações que ela tinha, e fui aprendendo umas coisas. Mas não era grande espiga nisso, portanto só quando aprendi na escola é que comecei a conseguir ler de facto, portanto por volta dos seis anos.

2. Qual o primeiro romance que leste?
Não me lembro... Provavelmente os que eram de leitura obrigatória na escola, pois eu gostava e passava horas a ler era banda desenhada do Tio Patinhas e livros de culinária, ou então livros para a minha idade, que de romance pouco tinham. Por mais que queira responder, não tenho mesmo memória.

3. Que livro considera ter desenvolvido o gosto pela leitura?
Os de banda desenhada, naturalmente! Prenderam-me desde cedo e ainda hoje adoro, apesar de muito raramente pegar neles. Se a pergunta se referir ao tipo de leitura que hoje mais me agrada, então A Filha da Floresta, de Juliet Marillier.

4. Qual a sua primeira recordação a ler?
A primeira, na altura em que eu comecei a ler mas não era muito boa nisso, foi numa banda desenhada da Mafalda que eu tinha, que era uma espécie de diário ou agenda e cada semana tinha uma banda desenhada. Lembro-me de estar muito tempo a olhar para aquilo e quando finalmente consegui entender o que dizia, não achei piada nenhuma.

não era esta, mas sim uma da Mafalda a medir a cabeça, sem saber como iria caber lá tudo o que lhe iam ensinar na escola

Presente

5. Actualmente quantos livros tens?
Tendo em conta que moro com o meu namorado, nas estantes há alguns livros que não são meus. Mas, apenas meus, são à volta de trezentos.

6. Qual deles é o teu favorito?
Tenho vários, que passo a vida a falar aqui no blog.


Entre outros tantos...

7. Qual o mais odiado?
O mais odiado... . Esta é difícil.


8. Qual o teu género favorito?
Romance histórico e/ou fantástico.

9. Com que frequência lês?
Normalmente, leio todos os dias. Há sempre algum tempinho para ler - quando vou ao café, enquanto faço o jantar, um bocadinho antes de dormir, mas há dias em que não olho para uma única folha. São raros, mas normalmente são dias em que não me apetece fazer rigorosamente nada.

10. Literatura infantil, juvenil ou adulta?
Infantil nem por isso, mas entre juvenil e adulta, desde que o tema me interesse, é sempre bem-vinda.

11. Define a tua leitura: lenta, intermédia, rápida?
Depende dos livros e do meu estado de espírito. Por norma leio rápido, mas há alguns livros que demoro muito mais tempo a ler do que o que eu queria (ou porque outros se metem à frente, ou porque são mais cansativos), e outros que queria ler ainda mais rápido.

12. Qual é o teu autor favorito e porquê?
A velha pergunta... Juliet Marillier, Anne Rice, Oscar Wilde, Anne Bishop, Marion Zimmer Bradley, Tolkien, King, Shakespeare, Edgar Allan Pöe, Tolstoi, Dostoievski, Bram Stoker... Ultimamente (leia-se, nos últimos anos) tenho descoberto outros que me conquistaram, mas que ainda não conheço o suficiente para me declarar irremediavelmente apaixonada: Philippa Gregory, George Martin, Graham Joyce, Agatha Christie, Yasmina Khadra, Sarah Waters, António Lobo Antunes, William Peter Blatty, entre outros, muitos outros.

13. Livros de capa dura ou mole?
Preferencialmente de capa mole, mas venham todos eles :)

14. Qual o protagonista preferido e porquê?
A Sorcha, como muitos de vocês já sabem. Embora tenha encontrado, ao longo da minha vida como leitora, protagonistas que me marcaram muito, jamais uma conseguiu alojar-se em mim como Sorcha o fez. É a personagem das personagens.

15. Qual o seu antagonista preferido e porquê?
Para já vou escolher a Daenerys, pois sinceramente não me recordo de mais nenhum. É certo que ainda vou muito no início das Crónicas do Martin, mas já deu para perceber que há ali qualquer coisa, portanto é a minha escolha.

16. Qual o livro que queres ler e ainda não conseguiste?
Vários, inclusive muitos dos que estão nas minhas estantes. Mas, para já, e por querer muito acabar a saga.

O Prisioneiro da Árvore (As Brumas de Avalon, #4)

Futuro

17. Pretende ou já trabalha numa carreira relacionada com livros?
Se pudesse me dedicar profissionalmente à escrita, era dos chamados sonhos tornados realidade. Mas para já não posso, portanto já fico feliz com a possibilidade de publicação no Smashwords. Qualquer outro tipo de trabalho relacionado com livros seria também um trabalho de sonho.

18. Acreditas que os ebooks poderão ultrapassar as vendas dos livros físicos?
Gostaria de acreditar que não, pois a sensação de um livro físico na mão é algo insubstituível. O toque das folhas, o cheiro do livro... Mas é um facto que as gerações futuras terão tanto ou maior acesso a livros digitais, e que se percam na facilidade de obtê-los.Portanto, eu espero bem que não, embora não possa afirmar com muita certeza que não vai acontecer.

19. Pretende incentivar a leitura nos teus filhos?
Claro que sim, é uma pergunta que nem se faz :)

20. Achas que o teu país se vai tornar numa nação de leitores?
Honestamente, parece-me cada vez mais que caminhamos para gerações de ovelhas, sem pensamento próprio, e com uma estupidez natural. Não pretendo ofender ninguém, mas do que eu conheço das gerações seguintes, é certinho. Claro que há sempre pessoas boas, essas existirão sempre, mas 

4 comentários :

  1. Tantas Tags ;)
    A Sorcha é, de facto, uma personagem memorável :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma coisa que acho mesmo piada, e hoje aproveitei para despachar algumas :D

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Eu tenho uma lista enorme delas para fazer... Mas é algo que me leva bastante tempo a fazer :P. Por isso vou adiando...
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Pois, exactamente como eu :P Vou adiando...

      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada por comentares :)