terça-feira, 1 de abril de 2014

Top Ten Tuesday #13

Imagem daqui

10 autores e/ou livros que foram a tua rampa de acesso à leitura

O Top Ten Tuesday desta semana quer saber que autores ou que livros é que marcaram a nossa vida literária: que livro é que nos fez ganhar o gosto pela leitura, ou que nos fez voltar a ler, um autor que nos fez ler um determinado género que nunca tínhamos pensado ler...

1. A Filha da Floresta, de Juliet Marillier. Este livro marcou-me em muitos pontos: definiu para sempre o meu standard de bons autores e boa escrita, fazendo deste género o meu favorito, e a autora uma inspiração e referência. Também me fez voltar a ler, e a querer escrever novamente.

2. Sangue e Ouro, de Anne Rice. Ainda eu nunca tinha ouvido falar do Drácula nem da Entrevista com o Vampiro e foi-me emprestado este livro. Apaixonei-me, deixando Anne Rice ser, para todo o sempre, a minha referência no que toca a vampiros. Bram Stoker é Bram Stoker... mas ninguém consegue escrever sobre este tema com a sensibilidade e luxuria de Anne Rice.

3. Carnaval em Veneza, de Michelle Lovric. Este livro foi o último que li antes de iniciar o Eu e o Bam. Trouxe-me de novo às leituras regulares, à vontade de ler e opinar sobre alguma coisa.

4. Os Crimes da Rua Morgue, de Edgar Allan Pöe. Já o li há imenso tempo, mas lembro-me principalmente do conto O Mistério de Marie Roget, e de como a escrita e o ambiente sombrio da história me conquistaram, até hoje. 

5. O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. Sendo o primeiro clássico que me lembro de ter lido, elevou o seu autor na minha preferência de tal modo que só me faz desejar que ele ainda estivesse vivo para poder agradecer-lhe.

6. As Crónicas de Marlow, de Lawrence Sanders. Um dos meus maiores achados no Jumbo e que me fez ver que não era preciso ser um romance histórico e/ou de fantasia para ser um livro apaixonante.

7. Morte nas Nuvens, de Agatha Christie. O policial é dos géneros que menos leio, e que menos me agradam, mas depois de ter lido este livro de Agatha Christie, percebi que há, neste género, obras com mais qualidade do que eu pensava. A autora tornou-se de imediato uma das minhas referências no campo de policiais, ainda tão ignorado por mim.

8. O Exorcista, de William Peter Blatty. Li-o numa altura em que lia muito pouco, e foi sem dúvida um exemplo perfeito de terror literário, que me fez querer mais deste género.

9. Sebastian, de Anne Bishop. Este livro fez-me acreditar que havia ainda muitos mundos na fantasia que ainda estavam por descobrir e sobre os quais valia a pena ler. Apesar de gostar muito das Jóias Negras da autora, Ephemera é, para mim, o seu melhor trabalho.

10. A banda desenhada do Tio Patinhas e companhia. Estes foram os primeiros livros que li mal aprendi a ler correctamente, que ainda me dão um gozo enorme de folhear, apesar de poucos exemplares terem sobrevivido à passagem dos anos.

Tenho a sensação que fugi do tema em alguns dos pontos, mas pronto, vocês percebem a intenção :) E vocês, têm algum livro e/ou autor que tenha ditado o vosso gosto por determinados livros?

4 comentários :

  1. Oh minha querida. Como é que eu ainda não tinha descoberto este teu fantástico blog?

    Identifico-me contigo quando falas do Mundo Efémera de Anne Bishop. É a minha autora favorita e faz-me viajar por aqueles mundos fantásticos e peculiares. :)

    Beijinhos grandes

    Estarei por aqui :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Anoscas :D Sê bem-vinda :)

      Já me tinha apercebido que gostavas muito da Anne Bishop, bons gostos :) Como é que vai a página de fãs portuguesas, ainda a tens?

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Viva,

    Belas respostas sem duvida :D

    Tenho vários momentos, mas o que me fez ler e ganhar habitos de leitura foi as Brumas de Avalon, posteriormente e muito por acaso experimentei a Juliet Marillier (penso que referia ser a sucessora da MZB) e então desde ai nunca mais parei, claro que depois fui conhecendo muitos outros universos e passei a ser um leitor havido de Fantasia, Romance Histórico e FC, mas no fundo até gosto de ler tudo um pouco :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto, gosto muito do que disseste da Marion :) E da Juliet, claro! :D

      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada por comentares :)