terça-feira, 1 de julho de 2014

Top Ten Tuesday #21

Imagem daqui

10 autores clássicos que eu li e gostei

O TTT desta semana gira em torno de clássicos, dando-nos a hipótese de escolher como definimos o mote. Escolhi falar de dez autores clássicos que li e que gostei, e tenciono ainda ler muitos, muitos, até porque cada vez tenho mais interesse em os conhecer.

1. Bram Stoker. A minha primeira obra deste autor foi o incontornável Drácula, há cerca de cinco anos atrás. Li na língua original, o que dificultou um pouco a leitura, pois não estava habituada a ler em Inglês, e porque os meus hábitos de leitura já não eram como antes. No entanto, desde logo a história conquistou-me, e mais tarde tive oportunidade de ler alguns contos deste autor, e ainda este ano li outro romance seu, o que consolidou a minha admiração pelo escritor.

2. Oscar Wilde. Para quem vai seguindo o Eu e o Bam, já estão fartos de ouvir falar n'O Retrato de Dorian Gray, mas a verdade é que é um dos livros da minha vida e o seu autor é para mim o pináculo literário de todos os tempos. Não só este romance é fantástico, como todo o seu génio e mestria se mostram na sua restante obra, que ainda não li toda (mas que tenho, em Inglês). Destaque para os seus contos, mágicos.

3. William Shakespeare. Desde cedo que desenvolvi um certo carinho por este autor, embora esteja muito longe de ter lido toda a sua obra (que também tenho, completa e em Inglês, numa edição lindíssima). É daqueles escritores cuja posição nunca deverá ser contestada, e cuja leitura deveria ser obrigatória, em qualquer país.

4. Edgar Allan Pöe. Um dos primeiros "livros a sério" que li e que desde então marcaram Pöe como uma das minhas referências. O ambiente que transparece em cada uma das suas histórias é admirável.

5. Tolstoi. Para tristeza minha, conheci este vulto russo muito tarde, mas mais vale tarde do que nunca. Uma das melhores descobertas que fiz, juntamente com o ponto seguinte, que não podia deixar de ser...

6. Dostoievski. Apesar de pouco conhecer este autor, e também o anterior, ambos me conquistaram à primeira página e anseio por conhecer melhor a sua obra.

7. Charlotte Brontë. Só li A Paixão de Jane Eyre, mas gostei muito, e recomendo. Aliás, este trio de irmãs e a sua obra é algo que pretendo ler, ainda que não seja num futuro próximo, não pode falhar.

8. Mary Shelley. Se bem se recordam, li Frankenstein este ano e foi uma leitura soberba. Confesso que pouco mais conheço da obra da escritora, mas sem dúvida que o livro que li vai-me ficar marcado por muito, muito tempo.

9. Kafka. No ano passado aventurei-me a ler A Metamorfose, e recentemente elogiei o livro, pois penso que é uma obra bastante interessante e complexa. A curiosidade por Kafka não se fica por aqui, comprei na semana passada Carta ao Pai, que espero ler nos próximos meses.

10. Sir Arthur Conan Doyle. A sua criação, Sherlock Holmes, fascina-me. O desenvolvimento das suas histórias, as personagens que vivem através delas... é tudo muito bom. Na semana passada comprei também O Cão dos Baskervilles, que estou ansiosa para ler.

Espero que tenham gostado deste Top Ten Tuesday! Muitos autores ficaram esquecidos nesta lista, mas penso que até está uma lista jeitosa :)

E vocês, já leram algum destes autores? Quais é que incluíam neste top?

1 comentário :

  1. Olá Nádia,
    Para grande vergonha minha, só li livros de dois autores que assinalaste (5 e o 7). Tenho alguma dificuldade na leitura de clássicos. Ainda não me cruzei com aquele que me encantasse :P.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por comentares :)