terça-feira, 14 de outubro de 2014

A Fúria dos Reis, de George R.R. Martin - Opinião

A Fúria dos Reis, Volume I de IIA Fúria dos Reis, Volume II de II
Título: A Fúria dos Reis
Título Original: A Clash of Kings
Série: As Crónicas de Gelo e Fogo
Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Ano de Publicação: 2013
Número de Páginas: 318

Com uma pequena pausa para voltar a Sevenwaters pelo meio, lá me dediquei eu a este A Fúria dos Reis, ansiosa por  ler a continuação da formidável A Muralha de Gelo.

Se há títulos que nos fazem pensar no que têm a ver com o conteúdo do livro, neste terceiro volume das Crónicas vemos como se encaixa perfeitamente. Torna-se difícil falar da história sem revelar acontecimentos importantes que mudam dos restantes volumes, portanto ficam apenas com esta indicação: o título é perfeito, e preparem-se para verdadeiras guerras...
Apesar de toda a ansiedade a ler este livro, senti uma quebra muito grande entre este e o anterior. Ao passo que A Muralha de Gelo me fez ficar completamente viciada nas suas páginas, só voltei a sentir essa emoção nas últimas páginas de A Fúria dos Reis, com a morte de uma das personagens. E, de repente... o livro acaba! Esta quebra de ritmo tornou a leitura bastante mais lenta, mas ao mesmo tempo abriu espaço para um novo crescimento e amadurecimento das personagens. Sentimos a sua evolução e um sentimento mais cru nas suas maneiras de ser e agir. Algumas tornam-se mais fugazes, e outras assumem lugares dianteiros, surpreendendo-nos quer pela positiva, quer pela negativa.
Mesmo com o ritmo de leitura mais demorado, continuo ansiosa com o desenrolar da história nos próximos livros. Principalmente depois da morte de ***, estou curiosíssima para saber as suas repercussões na trama e nas restantes personagens.
E por falar nas personagens, as minhas afinidades com elas mantêm-se mais ou menos as mesmas. Se bem que continua a desempenhar um papel importante, sinto que Catelyn Stark se apagou um pouco da história, e com grande pena minha. No entanto vive os momentos finais e emocionantes da morte de ***, o que me leva a acalentar alguma esperança de a ver de novo em destaque. Daenerys continua a crescer, a tornar-se numa verdadeira mulher, guerreira, rainha. Há ainda outra personagem, Shae, que me inspira alguma curiosidade, e espero ler mais sobre si. Também a personagem de Renly Baratheon me conquistou.
Novas conspirações são criadas neste livro, e algumas eu não estava nada à espera, tendo-me sentido mesmo desapontada com determinadas atitudes de algumas personagens... mas vamos ver no que tudo isto vai dar.
O que eu esperava ter sido uma montanha-russa de emoções afinal revelou-se algo mais... plano. Igualmente bom, apenas não tão vivo.

Assim me despeço de mais um volume d'As Crónicas de Gelo e Fogo, ansiosa por devorar mais da sua história.

4 comentários :

  1. Como é o meu primeiro comentário, tenho de dar os parabéns pelo espaço aqui criado. :)

    Sou um fã desta saga. É vibrante, uma escrita talentosa, algo deslumbrante. A quantidade extra de informação que tem em relação à série é digna das melhores coisas que já li. Acabei o oitavo livro e espero ansiosamente por uma oportunidade de comprar o nono e o décimo. Como fã dos Stark, a história tem trazido vários momentos menos bons. Mas vale bem a pena.

    Um conselho: acelera até ao sexto livro. Até agora, o melhor.

    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João, e bem-vindo!

      Eu também estou completamente apaixonada pela saga, e embora esteja a lê-la lentamente, a verdade é que apetece-me devorá-la completamente. Agora deixaste-me mais curiosa com o sexto livro :)

      Volta sempre!

      Eliminar
  2. Ois miga,

    Este livro é dos mais fraquitos mas claro tem sempre coisas interessantes e a Cat ainda te vai dar belas surpresas, alias só não tem a miha simpatia total pelo relcaionamento que tem com o Jon, de resto.....mais tarde ou mais cedo...vais gostar dela ;)

    Mas o livro seguinte já será bem mais interessantes ;)

    Bjs fico por aqui para não ser depenado :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois migo, a relação dela com o Jon enerva-me um bocado, mas pronto... a ver vamos!

      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada por comentares :)