quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Ponte de Sonhos, de Anne Bishop - Opinião [Saída de Emergência]

Ponte de Sonhos (Mundo Efémera, #3)
Título: Ponte de Sonhos
Título Original: Bridge of Dreams
Série: Ephemera
Autora: Anne Bishop
Editora: Saída de Emergência
Ano de Publicação: 2013
Número de Páginas: 448

Há muito fascinada pela mundo de Efémera, Ponte de Sonhos era uma leitura muito desejada. Depois de personagens marcantes como o sensual Sebastian ou a emocionante Belladonna, mal podia esperar por me perder em mais paisagens de Efémera.

Anne Bishop fê-lo. novamente. Um livro magistralmente criado, tão digno de louvor quanto os seus precedentes... excepto pelo seu final. A história desta vez centra-se em Lee, irmão de Glorianna Belladonna e Construtor de Pontes, que vive com uma mágoa amarga. Esta mesma mágoa leva-o a Visão, onde conhece a misteriosa Zhahar e o xamã Danyal. A ameaça dos Magos cresce a cada dia e Lee tem de ultrapassar vários desafios, desde ficar cego a estar internado num asilo, mas acima de tudo tem de superar a própria mágoa, para conseguir encontrar a paz tão precisa. A história é fabulosa, mas nos capítulos finais é tudo demasiado apressado e, a meu ver, mal resolvido. A impressão que eu tive foi a de a autora estar limitada no tempo ou então no número de páginas. Claro que para alguns leitores o final será excelente, mas quanto a mim, gostaria de saber em que ponto é que tanto Lee como Zhahar ficam, assim como Kobrah e ***. E não, não estou a ver as coisas pelo lado romântico; é que principalmente Zhahar ficou com bastante ainda por explicar, assim como o destino do seu povo ficou por saber.
Esta sensação de que algo não ficou terminado fez com que custasse mais o adeus a algumas personagens. Confesso que as novas apresentadas em Ponte de Sonhos não me cativaram tanto como as antigas, trazidas para as suas páginas. Zhahar é confusa e Danyal tem um potencial enorme, mas acredito que poderia ter sido mais elaborado. Lee é outra história. Uma personagem dividida, que nos conquista facilmente pela sua dor e simpatia, sensual (embora não directamente, mas a autora deixa esse aspecto bem claro em apenas duas passagens do texto) e memorável. O seu crescimento e a sua mudança denotam um trabalho bastante interessante na criação de personagens, que penso ser um dos pontos fortes de Anne Bishop.
A autora é aclamada várias vezes pelos livros da série Jóias Negras, e Efémera é várias vezes relegada para segundo plano, o que eu considero uma injustiça enorme. Conheço e reconheço a qualidade das Jóias, mas Efémera é bastante mais complexa e densa. Num universo carregado de clichés, as paisagens de Efémera aparecem-nos, originais, fantásticas, magnificamente construídas, sublimes.

Ponte de Sonhos e os restantes volumes da série são uma leitura que aconselho vivamente. É um trabalho inovador e bastante inteligente, um escape perfeito a uma realidade por vezes estranha e pontuada por livros medíocres. Com Efémera não se desiludem, e verão como vão sonhar com pequenos recantos de jardim e caixas de areia...

"Viaja com leveza, pois o que levas contigo torna-se parte da paisagem"

9 comentários :

  1. Olá :)

    Confesso que não li a opinião, mas gostava de ler se tiveres publicada a do sebastian, uma vez que tenho esta trilogia em casa para ler :).

    Boas viagens,
    Rosana
    http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosana :)

      Por acaso não tenho publicada a opinião, li uns mesinhos antes de criar o blogue então só falei muito por alto sobre o livro...

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ois miga,

    Adoro a Bishop mas apenas li o universo as Joias Negra e li o Sebastian que não me agradou tanto, mas fico muito contente por teres gostado deste universo, alias já li comentários muito interessantes sobre estes livros :)

    Quem sabe um dia não volte a ler Bishop ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de voltar a ler Bishop, e lê novamente o Sebastian e a restante série. É magnífica! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Acabei de ser surpreendida com esta opinião. E porquê?
    Terminei agora mesmo de escrever a minha opinião e vejo esta tão parecida à minha e com a mesma frase a terminar e tudo hehe

    Tal como tu adoro Bishop, gostei muito deste livro e senti exactamente a mesma coisa face ao final. Os pontos que referes como falhas foram exactamente os mesmos de que me queixei. O livro atingiu um pico próximo da recta final, mas esta foi mais ligeira e ficaram por contar as coisas que referiste, o que foi uma pena :/

    Queria era que a SdE publicasse a nova série da Bishop, mas pelo andar da carruagem não me parece que o façam e lá terei de comprar os livros em inglês...

    Beijinhos e boas leituras! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita :)

      Que coincidência engraçada! Tentei procurar o teu blogue para cuscar a tua opinião mas não encontrei, envia-me o link ^^

      Eu para já estou perdida nas Jóias Negras, a ler os livros fora da trilogia. E, claro, estou a adorar :D

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá Nádia :)

      Eu não tenho blog, foi mesmo no Goodreads. Não sei se também tens, mas fica aqui o link da minha opinião:
      https://www.goodreads.com/review/show/622528711?book_show_action=false

      Ora fazes tu muito bem ^^
      Eu da Bishop já li tudo o que publicaram cá em Portugal e sem dúvida que o mundo das Jóias Negras deixa saudades.
      Agora quero ver se leio a nova série dela "The Courtyards of The Others". Não sei se já ouviste falar. O 3º livro está para sair em Março nos EUA e a SdE não publica nada da Bishop há mais de um ano, o que é muito suspeito :/

      Beijinho! ^^

      Eliminar
    3. Já vi o que escreveste no cantinho do Fiacha no FB, boas notícias :D

      Beijinhos

      Eliminar
    4. É verdade :D
      Demora mas pelo menos vão publicar a nova série hehe

      Beijinho*

      Eliminar

Obrigada por comentares :)