domingo, 19 de outubro de 2014

Um Conto,Um Ponto #28: O Gato Preto, de Edgar Allan Pöe

O Gato Preto
Título: O Gato Preto
Título Original: The Black Cat
Autor: Edgar Allan Pöe
Editora: Editalma
Ano de Publicação: 2008
Número de Páginas: -

“O Gato Preto” conta a história de um homem que, movido pelo abuso de álcool e transtornado pelo amor incondicional que um bicho pode dedicar a seu dono, acaba por enforcar seu próprio gato de estimação. Um dos grandes contos da literatura universal.

***************

Um ambiente barulhento e confuso, e pegar no livro de Edgar Allan Pöe pareceu-me a melhor opção para me refugiar um pouco. De entre alguns contos (o livro que eu li não é o de cima, mas a versão que li não encontro no Goodreads) escolhi este O Gato Preto porque... bem, porque adoro gatos.

Mas não foi uma leitura muito agradável, devido aos momentos pontuais de violência contra os animais. Tal como falei há pouco tempo no blogue, isso é um aspecto que me custa e que torna a leitura penosa, e apesar do conceito por trás do conto ser bom, lê-lo foi um pouco desagradável.
A sinopse é bastante clara, e a partir desse ponto a vida do homem cada vez se degrada mais. O Gato Preto torna-se um excelente retrato do próprio Pöe, atormentado pelos seus vícios e demónios. Apesar de ser um horror bastante suave à luz do século XXI, no século XIV é simplesmente de génio.

E para quem nunca leu Pöe, podem começar por este conto, pois revela não só uma mente diabolicamente imaginativa e assustadora, como um homem consumido e cuja alma transparece nas suas histórias e palavras.

2 comentários :

  1. Li este conto há poucos dias pq estou a ler a antologia de contos do Poe agora para o halloween. Apesar de macabro, gostei! e marquei como um dos meus preferidos. Também adorei o conto da Caixa Longa :) este Poe é fantástico!!

    * mary red hair *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu li por acaso, e Pöe é dos meus escritores de referência há já bastantes anos, portanto aconselho sempre :D Um dia hei-de ler toda a sua obra xD

      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada por comentares :)