quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

365 Dias de Livros #1

O livro que inaugura esta nova rubrica é um livro muito especial para mim, comprado por sorte. Encontrei-o à venda no Jumbo, num daqueles carrinhos enormes que eles por vezes têm com livros, DVD's, ou jogos dentro, e tendo em conta o livro que é, nem paguei assim tanto por ele - algures entre 10€ a 15€.



Quem foi Leonardo da Vinci? Quais eram os seus gostos e ideias? A curiosidade é uma constante da sua vida, como uma febre que o devora e o leva a interessar-se por todos os temas, numa viagem de procura, estudo e experimentação. Astronomia e arquitectura, anatomia e hidráulica, o voo dos pássaros e as máquinas de guerra e, naturalmente, a pintura. Esta ímpar síntese de arte, ciência e tecnologia é o tema deste livro, que nos devolve toda a complexidade deste símbolo do Renascimento.

- A sua vida - A sua pintura - Os códices - Máquinas - Desenhos técnicos e de engenharia - Estudos de voo - Estudos de anatomia

Para quem não sabe, sou uma apaixonada por Leonardo da Vinci. Algo no homem me atrai irresistivelmente, e só quero beber toda a sua sabedoria e viajar no tempo para aprender consigo. Mas não posso... portanto tenho de me contentar com esta pequena bíblia.


O livro está muito bem divido, e ainda melhor recheado.


Uma das melhores sensações foi estar frente a frente com um dos seus desenhos, na exposição 5 Séculos de Desenho na Coleção da Faculdade de Belas Artes, no Porto. Foi algo único, um momento quase mágico. Estava ali, parada, sozinha, a olhar os traços, a pensar nos seus séculos, no seu criador, e foi simplesmente de outro mundo.

A rapariga lavando os pés a uma criança, 1480

1 comentário :

  1. Ois,

    Olha uma nova rúbrica, bolas esta vai dar trabalho :D

    Mas o mais importante, bom ano de 2015, tudo de bom ;)

    bjs

    ResponderEliminar

Obrigada por comentares :)