sábado, 3 de janeiro de 2015

World Wide Livro #23: Os Melhores de 2014 (versão Goodreads) - Pt. I

2014 Goodreads Choice Awards

Apesar de alguns resultados serem altamente viciados no Goodreads, a verdade é que é uma votação e há os que ganharam e ficaram com uma nova visibilidade e os que (se) perderam. Assim sendo, neste primeiro WWL do ano (e o primeiro de muitos, espero eu) trago-vos os livros vencedores da categoria Ficção do ano passado.

Ficção

Landline

Landline, de Rainbow Rowell, ficou em primeiro lugar. Ainda sem versão portuguesa, conta a história de um casal perto do ponto de ruptura, apesar de ainda existir amor. Após uma separação por motivos de trabalho, Georgie descobre uma espécie de comunicar com o marido Neil no passado, e assim irão descobrir se poderiam ter feito algo para mudar o rumo dos acontecimentos ou se seria melhor nunca se terem casado. Com uma avaliação de 3.66 no GR e com esta história, parece-me um livro que nunca irei ler. E se forem como eu, que até gostam de ouvir a opinião dos outros, vejam a opinião da Cata do Páginas Encadernadas (sim, eu sigo blogs e booktubers!) aqui.

Big Little Lies

Em segundo lugar, Big Little Lies de Liane Moriarty, também sem edição no nosso país. Esta última frase, traduzida livremente, da sinopse do GR mata o livro para mim, já de si pouco interessante: é algo brilhante sobre ex-maridos e segundas esposas, mães e filhas, escândalos na escola e pequenas mentirosas perigosas que contamos diariamente a nós próprios para sobrevivermos. Desculpem, mas é drama a mais para mim. Ah, e o segundo lugar tem uma avaliação melhor, de 4.17.

A vida do livreiro A.J. Fikry

Em terceiro lugar ficou um livro que finalmente já está disponível em Português, do outro lado do oceano: A Vida do Livreiro A.J. Fikry, de Gabrielle Zevin. “Livrarias atraem o tipo certo de gente”. É o que descobre A. J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island. O slogan da sua loja é “Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo”. Apesar disso, A. J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega inesperada faz A. J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Aos poucos, A. J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island. Um romance engraçado, delicado e comovente, que lembra a todos por que adoramos ler e por que nos apaixonamos. Hmmmm... não. 4.00 de nota no GR.

Mistério e Thriller

Mr. Mercedes (Bill Hodges Trilogy, #1)

O Stephen King, mestre do terror e suspense, escreve o seu primeiro livro de detectives e pumba, Mr. Mercedes ganha o primeiro lugar desta categoria. A história é sobre um maníaco que mata oito pessoas e fere muita gente depois de as atropelar propositadamente com um Mercedes numa feira de trabalho (sim, maior parte são desempregados, bom trabalho a mexer no coração das pessoas Mr. King). Meses depois ameaça repetir a façanha mas em escalas muito maiores, e isso obriga um polícia reformado a lutar contra este lunático, numa luta de bem contra o mal. Sim, é Stephen King... mas não, não tenciono ler. Tanto livro do homem ainda por ler e ia começar por um que, por muito bem escrito que possa estar, é apenas mais um? Venha A Luz, esse sim estou ansiosa por ler. Nota de 3.87.

O Bicho-da-Seda (Cormoran Strike, #2)

Mais um vencedor já traduzido: o segundo lugar ficou a cargo de Robert Galbraith (vocês sabem de quem estou a falar) com o seu O Bicho-da-SedaO detetive Cormoran Strike, protagonista de O chamado do Cuco, está de volta, ao lado de sua fiel assistente Robin Ellacott, no segundo livro de Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling. Dessa vez, o veterano de guerra terá que solucionar o brutal assassinato de um escritor. Interesse da minha parte... 0. Nota de 4.02.

The Thousand-Dollar Tan Line (Veronica Mars, #1)

The Thousand Dollar Tan Line de Rob Thomas ficou em terceiro lugar. Uma história de uma rapariga desaparecida numa casa ligada às drogas e máfia, e que com o desenrolar da história se revela ter mais em comum com o passado da detective do que se pensava. Irá a moça aparecer? Não sei, nem quero saber. Nota de 4.04.

Um pequeno reparo: nestas duas categorias, os primeiros lugares eram os que tinham a classificação mais baixa do pódio. Pergunto-me como é que isto acontece...

Mais para a semana, senão o post fica muito grande. Quais são as vossas opiniões acerca destes vencedores?

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por comentares :)