terça-feira, 28 de abril de 2015

O Engenho dos Sonhos - Antologia de Contos Fantásticos, de Carina Portugal - Opinião

O Engenho dos Sonhos - Antologia de Contos Fantásticos
Título: O Engenho dos Sonhos - Antologia de Contos Fantásticos
Autora: Carina Portugal
Editora: Smashwords
Ano de Edição: 2014
Número de Páginas: 166

Há muito tempo que queria ler este livro de Carina Portugal - aliás, desde que a autora o lançou. Apesar de já conhecer alguns dos contos, não podia deixar de ler os restantes.

No geral, O Engenho dos Sonhos foi uma boa leitura. Ficou um pouco aquém do que eu esperava, e mais à frente explicar-vos-ei o porquê. Por agora, deixo aqui um pequeno comentário a cada um dos contos (aos que eu não conhecia, os restantes estão algures no blogue).

Sapatos Negros
É uma história interessante, um pouco estranha. Tem um imaginário que me relembrou a arte do anime.
Já Sinto
Neste conto senti um pouco a falta da magia a que estava habituada da Carina. Remeteu-me para o mundo de R.L. Stine, Arrepios, e pareceu-me perfeitamente adequado para um público mais juvenil.
A Luz dos Vermes
Um festival de sensações: descrições fantásticas, um final surpreendente e uma imaginação brutal.
Corpo, Alma e Coração
Ainda na base da FC, tem uma história bem construída e uma linha de pensamento bastante interessante.
O Cais do Poeta
Lindíssimo. Um conto repleto de significado e de uma beleza sublime. Dei logo a ler ao autor da desaparecida rubrica Leituras Lusófonas, que partilhou a mesma opinião que eu.
Gula
Um conceito de pecado muito bem explorado, com uma componente bastante negra à mistura muito bem conseguida. Confesso que todo o imaginário à volta dos pecados mortais me seduz bastante, e estava com receio de não gostar deste conto pois espero sempre muito, mais e melhor acerca do tema... mas a autora esteve muito bem.
Frio, Cada Vez Mais Frio
Um conto bem pequenino, mas que merecia muito mais. Soube a pouco...
Sortilégio, Feitiço e Magia
Um poema que parece uma verdadeira canção, legado de Elfos... muito bonito.
Sementes de Fada
É uma história bonita mas tudo acontece muito rápido. Gostava de a ter visto ser mais desenvolvida.
Por Ti, Pequenina
Surpreendente e muito, muito bonito.
Doze Doses de Ilusão
Uma história muito bonita, com um ambiente bem conseguido.
Biscoitos da Vida Eterna
Para ser de acordo com a história... engraçado q.b.!

Como podem ver, há uma repetição de história bonita, ou interessante... Por outras palavras, esperava ficar completamente deliciada com a leitura e tal não aconteceu. Eu sei que foi leitura parcial, mas precisamente por conhecer os outros contos, esperava tanto destes. Senti muito a falta da magia - não há outra palavra - que, a meu ver, resume a escrita de Carina Portugal. Excepção feita por O Cais do Poeta, ao nível de algumas das melhores coisas que já li da escritora.

Mesmo assim, venham mais contos e livros da Carina! Uma das minhas mais queridas escritoras portuguesas. Todos deviam ler!

2 comentários :

  1. Muito obrigada pela tua opinião, Nádia ^_^
    Só lamento não poder ter agradado mais!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens nada de lamentar Carina! Tinha de chegar o dia em que ficava um bocadinho menos arrebatada com o teu trabalho :)

      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada por comentares :)