segunda-feira, 1 de junho de 2015

A minha infância com livros

E porque hoje é Dia Mundial da Criança!


O hábito da leitura pode-se ganhar em qualquer idade, mas já o povo diz que de pequenino se torce o pepino.

Quando eu era mais nova, o que adorava mesmo ler era a banda desenhada do Tio Patinhas e companhia, adorava e ainda hoje adoro, apesar de não ler há imenso tempo. O gosto pela leitura sempre esteve comigo; o primeiro livro que tentei ler foi Os Lusíadas, e não, não estou a brincar. Era o maior livro que tinha na estante, e já na altura o fascínio por calhamaços perseguia-me.

As armas e os Barões assinalados
Que da Ocidental praia Lusitana
Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;

Não percebi patavina. Desisti e dediquei-me antes a ver as belíssimas ilustrações do livro, uma edição fantástica que ainda hoje guardo com carinho. Provavelmente o meu afecto por Camilo Castelo Branco vem também dessa altura, pois a senhora que tomava conta de mim tinha apenas o livro de Camões e uma colecção completa de Camilo na estante.

Não houve nenhum livro que tenha marcado a minha infância. Li Uma Aventura, li fábulas, li Era Uma Vez... O Corpo Humano, li histórias da Disney, li Arrepios (que de todos os mencionados eram os que eu mais adorava)... Mas não houve assim nada que me tenha marcado verdadeiramente. Havia um livro que eu gostava mesmo muito, e li várias vezes, mas não me lembro qual o nome nem o autor. Sei que era um grupo de crianças e a aventura era no mar, e havia alguém no grupo - o pai de uma das crianças? - que gostava muito de pássaros. Alguém reconhece a história?

Depois na adolescência já é outra história... que fica para uma outra altura :)

E vocês, qual foi o papel da leitura e dos livros na vossa infância?

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por comentares :)