segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Maldosas & Impecáveis, de Sara Shepard - Opinião

Maldosas (Pretty Little Liars, #1)Impecáveis (Pretty Little Liars, #2)
Título: Maldosas / Impecáveis
Título Original: Pretty Little Liars / Flawless
Série: Pretty Little Liars
Autora: Sara Shepard
Editora: Rocco
Ano de Publicação: 2010
Páginas: 296 / 

Já andava há bastante tempo para começar a ler estes livros, pois sou completamente viciada na série de televisão Pretty Little Liars. Aliás, já tinha tentado uma vez, mas... deparei-me com um dilema enorme: conseguirei gostar dos livros, adorando tanto a série e sendo os dois tão diferentes? Bem... só havia uma maneira de saber.

Para quem não conhece a história, o conceito por trás da série é de um grupo de amigas adolescentes que vêem a sua vida virada do avesso quando Ali, a líder, desaparece. As raparigas afastam-se e, passados uns tempos, começam a receber mensagens assinadas por -A e são ameaçadas que todos os seus segredos serão expostos. E a história adensa-se depois de se descobrir o destino de Ali e, enredadas cada vez mais nas suas mentiras, Spencer, Hanna, Emily e Aria têm de unir esforços para descobrir quem é -A e o percurso de Ali.
O primeiro grande problema é a imagem televisiva de cada personagem contra o que é descrito no livro... mas mantenho-me com a imagem televisiva. É uma questão de adaptação... e as actrizes estão todas tão bem. Emily na série nunca teve uma irmã e nos livros tem uma mais velha, por exemplo. Depois de me conseguir ambientar a estas diferenças, pude realmente começar a aproveitar a leitura.
Maldosas apresenta-nos a Rosewood e à sua perfeição... até que começamos a descobrir o que cada uma das personagens esconde. É uma leitura muito fácil, repleta de promessas que nos fazem ler sem parar até chegar finalmente ao fim. E então não tarda muito estamos a ler Impecáveis, o segundo volume numa série de dezasseis. Apesar de o grande mistério que é -A não ser desenvolvido - apenas a ameaça constante permanece -, este novo livro traz-nos uma lufada de drama adolescente que, admito, é bem-vinda. Problemas pessoais, familiares, amorosos... somos bombardeados de todos os lados e eu gostei. A história mantém-se fácil de ler e de acompanhar, e há tanta coisa a acontecer que a narrativa se torna um escape perfeito.

Só parei de ler a série pois estou a meio de outra - de outras, aliás - mas estar a escrever esta opinião já me faz ter saudades dos livros. Pergunto-me se, depois destes, os meus sentimentos pelas personagens irão mudar? Adoro a Spencer e a Hanna, a Emily é-me um bocado indiferente e a Aria irrita-me um bocado... Só o tempo e a leitura o dirão.

Uma série a ler para os amantes de YA, carregada de drama e peripécias que certamente deixarão um sorriso em cada leitor.

"Two can keep a secret if one of them is dead"


Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por comentares :)