sexta-feira, 18 de março de 2016

Cabaret, de Lily Prior - Opinião [Bizâncio]

Cabaret
Título: Cabaret
Título Original: Cabaret: A Roman Riddle
Autora: Lily Prior
Editora: Editorial Bizâncio
Ano de Publicação: 2006
Número de Páginas: 220

Há já bastante tempo que queria conhecer os mundos de Lily Prior e finalmente essa oportunidade concretizou-se com este Cabaret. Tinha tudo para me agradar: humor negro, um cabaret decrépito, o mistério atrás do qual uma jovem mulher não queria que o seu marido desaparecido voltasse para a sua vida. Tinha tudo para me agradar mas... algo não encaixou a 100%.

A história de Cabaret é sobre Freda (e não sobre um cabaret propriamente dito) e a sua vida (esta sim, poderá ser vista como um cabaret, com tantas peripécias e situações estranhas): como a sua adolescência foi tragicamente marcada pela morte da mãe, o seu trabalho numa funerária, o cruzeiro onde conheceu Alberto, o seu marido agora desaparecido, e o seu amor por Pierino, o papagaio que decidiu desaparecer também com Alberto. A sucessão dos acontecimentos é bastante interessante e de facto o leitor fica submerso na vida da personagem mas... Freda em si não me cativou. Há alguma coisa nela que me fez ficar algo desapontada com o livro. Talvez a sua apatia, o seu estado de... letargia face ao mundo que a rodeia. O seu relacionamento com Alberto é demasiado estranho para eu o poder aceitar como um dado adquirido.
Confesso que a sensação com que fiquei é que não percebi alguma coisa durante a narrativa, que justificasse determinadas acções e situações. O detective encarregue do caso, a natureza dos bonecos de Alberto, o final... senti-me mesmo perdida no meio de tantas questões e com a sensação que me escapou algo que não me permitiu compreender na totalidade Cabaret.
No entanto, nem tudo é nevoeiros e interrogações com esta obra. Lily Prior mostrou-se uma autora capaz de manter o leitor preso nas suas páginas, através de outras personagens deliciosas e ao mostrar o seu condão de humor negro. Uma das minhas personagens favoritas foi a companheira de viagem de Freda, decrépita e obsessiva, um exagero na realidade, mas que animou sem dúvida a história.

É uma leitura que acaba por ser divertida, devido às personagens e peripécias que se vão desenrolando... apenas não esperem grandes respostas. Não deixa, no entanto, de ser uma introdução a Lily Prior bastante curiosa, pois permite-nos ver a sua qualidade enquanto autora e, ao mesmo tempo, deixa-nos na dúvida quanto aos ambientes dos seus restantes trabalhos: será tudo tão misterioso e sem conclusões satisfatórias como Cabaret?

Cabaret, um romance italiano com requintes mórbidos e de situações levadas ao extremo... quem se atreve?

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por comentares :)