terça-feira, 5 de julho de 2016

Top Ten Tuesday #56 - Reflexões

Imagem daqui

Isto não é, de todo, um TTT.

3 anos e meio e 55 TTT's depois, não sei que mais hei-de fazer. Nem sempre me agradam os tópicos escolhidos, e acabo por falar várias vezes nas mesmas coisas. Li todos os TTT's que estão aqui no blogue. Foi bastante interessante ver a mudança em mim enquanto leitora e mesmo enquanto pessoa, na maneira de escrever as coisas, nas opiniões, nas posições. Num TTT mais antigo, por exemplo, dizia que se calhar nunca ia ler a continuação da saga Sevenwaters e que se calhar um dia ia ler John Green. Noutro TTT mais à frente, digo peremptoriamente que nunca irei ler John Green e hoje estou a ler A Vidente de Sevenwaters. Não tinha essa noção do quanto tinha mudado - mas é normal, cresci. Quando o Eu e o Bam começou, eu tinha 22 aninhos. Agora tenho 26. Agora já não sou Eu e o Bam. Sou eu, o Bam e o Dunn. Ainda estão a faltar as fotos do pequeno.

Voltando aos livros!

Nos TTT's há varias promessas de leituras de Verão, de Primavera, do ano X, do ano Y. A verdade é que quase não li nenhuma dessas. Mas há um factor decisivo no rumo das minhas leituras: o facto de ter começado a trabalhar, em 2012. Antes, aspirava tudo o que vinha à rede. Lia qualquer coisa, boa ou má. Depois, o tempo e a paciência começaram a ficar curtos e comecei a ler apenas o que me interessava, mesmo. Apenas fugia a esta regra quando se tratava dos livros oferecidos pelas parcerias, mas mesmo nesses cortei imenso, pois não gosto de me comprometer e depois falhar. Aliás, acho que a última vez que recebi um livro de uma parceria foi em Abril. Estamos em Julho.
Adorava fazer os Desafios Literários. Tive de parar com isso, pois ia ser tristeza atrás de tristeza, com os desafios por cumprir.
Vamos ver as promessas falhadas.

1. As séries a meio ou mesmo por começar


1.1) Crónicas Vampirescas, de Anne Rice. Acabei de ler Sangue e Ouro ainda no ano passado. Faltam-me apenas três volumes, mas ainda não peguei n'A Fazenda Blackwood. Ao inicio foi por não ter o livro mas, agora, qual é a minha desculpa?

1.2) As Crónicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin. Está parada há quê... dois anos? Acho que é isso. É que nem me lembro do volume ou metade ou lá o que é em que fiquei. Felizmente o Goodreads pode-me ajudar nesse aspecto, senão, estava perdida. E vontade/paciência/tempo - tudo se mistura - para voltar?

1.3) Pequenas Mentirosas, de Sara Shepard. Estava a gostar bastante, mas simplesmente parei também.

1.4) Efémera, de Anne Bishop. Falta-me apenas A Voz. Um livro que tem pouco mais de 100 páginas e que comprei há uns meses atrás. Já peguei nele mas depois lembrei-me que tinha começado outro no dia anterior e voltei a pousar. A verdade é que continua ali.

1.5) As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley. Li os quatro volumes principais, mas há tanto mais deste mundo, e eu simplesmente nunca li. Posso sempre alegar falta de oportunidade, mas podia jurar que já vi livros desta saga em bibliotecas públicas.

1.6) Séries que comecei há anos e que na altura, por algum motivo, desconhecia que eram séries ou que tinham continuação e que agora, mesmo sabendo que têm, nada faço para as ler: Alera. A Roda do Mundo. De certeza que há mais, mas nem vou pensar muito.

1.7) Séries que até gostei, mas nem me dou ao trabalho de procurar os volumes seguintes: King Knud. Forever. Eskkar Saga. Os Reis Malditos. Merry Gentry. A Court of Thorns and Roses.  E mais aquelas que uma pessoa se esquece sempre.

1.8) Vamos a séries que quero começar, tenciono começar, e não começo? Os Diários dos Vampiros. Laços de Sangue. A Torre Negra. Darkover. O Senhor dos Anéis. Soberba. Birthmarked. Strangely Beautiful. As Crónicas de Narnia. Splintered. Once Upon a Time. Os Originais. A Selecção. Red Rising. Qualquer uma de Juliet Marillier, seja re-leitura ou leitura nova. E dezenas mais.
[Obrigada Goodreads por me fazeres sentir mais miserável, com tanta saga marcada como to-read, e eu aqui a ficar ainda mais triste]

2. Os livros que estou a ler há tanto tempo que já é vergonhoso


2.1) Violino, de Anne Rice. Nunca pensei passar por isto com um autor que gosto tanto, mas acontece. Nem quero forçar, pois sei que, se forçar, não vou gostar da leitura.

2.2) The Black Death e Enciclopédia da Magia e da Feitiçaria. O primeiro comecei em Fevereiro de 2014. Até hoje, parada na página... nem sei. O segundo, que é um tema que me agrada imenso, penso que não passei sequer da introdução. Comecei a ler em Julho do ano passado, portanto, há um ano.

3. Os que estão na estante e foram leituras prometidas uma série de vezes e, quando chegou a altura, não li


Afinidade, de Sarah Waters. A Luz, de Stephen King. Principalmente estes dois. Porque depois há toda uma série de livros, entre compras e algumas prendas, que continuam paradas.

4. No entanto, há séries e livros que realmente estou a acabar, ou em vias de, e que prometi e li


4.1) Sevenwaters. Estou a ir!

4.2) Anne Bishop, no geral. Está a fazer-se devagarinho, mas está a ir. Tirando, claro, Efémera.

4.3) As Onze Mil Vergas! Queria tanto ler este livro e agora nunca irei recuperar o tempo precioso perdido na sua leitura.


Isto é, de facto, um problema para mim. Pois o tempo é pouco e os livros para ler são muitos, mas a disposição acaba por adormecer. Longe vão as tardes de leitura. Agora, conseguir ler uma hora seguida é um feito fenomenal. Entristece-me e espero, em breve, poder fazer as bookshelves tours, para vos mostrar mais em pormenor estes dilemas e outros. Irei um dia dedicar um post também aos livros que já li e que tenho por ler.

Sei que o post ficou enorme. Obrigada por me lerem!

2 comentários :

  1. É normal e bom mudarmos com o passar do tempo :) Fico contente por esta evolução que vejo pelo teu blogue que costumo seguir regularmente.
    E quem não tem séries por terminar? E quem nunca disse: ai eu não vou ler isto, e meses à frente, já está com o livro em mãos? :)
    Um beijinho grande
    * Blog mary red hair *

    *Canal mary red hair*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigada pelas palavras Mary :) Ando meio afastada da blogosfera mas o teu cantinho continua a ser dos meus favoritos :)

      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada por comentares :)