sexta-feira, 11 de novembro de 2016

[Leitura Conjunta] Encontro em Itália, de Liliana Lavado - Sinopse & Opinião

Encontro em Itália
Título: Encontro em Itália
Autora: Liliana Lavado
Editora: Marcador
Ano de Publicação: 2014
Número de Páginas: 488

"Encontro em Itália" revela a história de dois amigos de Infância.
Henrique e Sara que pouco têm em comum, para além de uma paixão por livros e uma amizade que ambos já deram como perdida.
Após vários anos afastados, ele é agora um estudante finalista de Literatura Inglesa que olha com receio os dias fora das paredes seguras da Universidade e ela uma aspirante a escritora que se esvanece no tumulto de um grupo amigos problemáticos.
Durante uma viagem a Itália, que tem tudo para ser perfeita, vão encontrar um livro misterioso, um gato com um estranho sentido de humor e uma inesperada aventura que os volta a juntar no mesmo caminho. Henrique e Sara podem ter encontrado um no outro o pretexto que tanto procuravam para adiar decisões e contornar o futuro.

********************

Comprei este livro há algum tempo e ficou parado na estante, à espera de ser escolhido. Finalmente, em Outubro começou uma leitura conjunta no grupo do Goodreads Read Along dele e pude perder-me nas palavras de Liliana Lavado, autora que despertou a minha curiosidade há cerca de dois, três anos.

Encontro em Itália conta a história de Henrique e Sara, amigos desde sempre mas que depois de acabarem o secundário perdem o contacto. Apesar da proximidade, nunca houve nada de romântico entre os dois, mas agora, passados tantos anos, os seus sentimentos são postos à prova durante uma viagem a Itália, que os vai confrontar com as mudanças das suas vidas e mesmo dentro de si próprios. No entanto, esta viagem não é obra do acaso, e uma visita a uma livraria traz bem mais do que um livro a Henrique. A premissa do livro é fantástica: a sua realização, nem por isso. O livro tem muito pouco de fantasia, e demasiado de romances e romancezinhos. Apesar de ser uma linha de relações bastante fácil de seguir, é tão complexa e tão cheia de coisinhas que sinto que na maior parte do livro estava a ler uma telenovela, com A a gostar de B, mas depois gosta de C, o C gosta do D, que tem um filho com E, e o B depois gosta do F, mas depois gosta do A, e andamos nisto... o livro praticamente todo. A verdadeira essência da história, para mim, perdeu-se um pouco no meio de tantas relações amorosas. Os elementos do fantástico, como o Livro, os poderes que traz, e outros pormenores, ficaram esquecidos.
A autora cria personagens bastante interessantes, aparte os seus transtornos amorosos. Apesar de cair um pouco em estereótipos - a dondoca arrogante e capaz de tudo para conseguir o que quer, a massa de músculos sem massa cinzenta obcecada pela namorada, a heroína que quer esconder o seu segredo a todo o custo - são personagens sólidas, que vivem e saltam das páginas facilmente. Confesso até que uma das linhas da história que mais gostei foi André, e gostava de o ter visto com mais destaque, com mais pormenor, desde que ele se torna obcecado até ao final brutal.

Gostei da forma como a Liliana Lavado escreve. As palavras fluem pelas páginas, numa leitura rápida e intensa, e facilmente se chega ao final do livro. Este, embora já estivesse à espera, não deixou de ser bom; refiro-me tanto à revelação de Sara como ao rumo que a vida das personagens seguiu. Perdeu um bocado o sabor tão cor-de-rosa que tinha desde o início e deu um belo tom de cinza à leitura.
Encontro em Itália foi um livro que passou por diversas mudanças, e, pelo que consegui apurar, teve pelo menos dois títulos diferentes e uma outra capa. Tendo em conta o resultado final, a capa e título actual não são propriamente os mais indicados, mas isso já são outras questões - e, como não li as outras edições, pouco mais posso dizer acerca disto.

Apesar de estar à espera de algo mais dentro do fantástico, ainda assim foi uma boa leitura, que me deixou curiosa para ler mais da autora. Quem é que vota numa prequela, a contar a história de Haari?

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada por comentares :)