[Opinião] Trilogia Poison Study, de Maria V. Snyder

fevereiro 16, 2018

Estudos Sobre Veneno (As Lendas de Yelena Zaltana #1)Estudos Sobre Magia (As Lendas de Yelena Zaltana #2)Estudos Sobre Fogo
Títulos: Estudos sobre Veneno, Estudos sobre Magia e Estudos sobre Fogo
Títulos Originais: Poison Study, Magic Study e Fire Study
Série: Poison Study
Autora: Maria V. Snyder
Editora: Harlequin
Ano de Publicação: 2011, 2011 e 2012

Prestes a ser enforcada, Yelena é agraciada com uma prorrogação extraordinária para sua pena. Ela aceita se tornar provadora de comida e morrer no lugar do Comandante de Ixia. Mas Valek, o chefe da segurança, não deixa brecha para fuga e a envenena com Pó de Borboleta. Somente se apresentando diariamente para ele, Yelena poderá tomar o antídoto. Em Estudos sobre veneno, primeiro livro da trilogia As Lendas de Yelena Zaltana, o reino criado em detalhes por Maria V. Snyder deixa lugar para novas fábulas.

Estudos sobre magia, segundo livro da trilogia 'As Lendas de Yelena Zaltana', dá continuidade às histórias que acontecem no reino criado em detalhes por Maria V. Snyder, cuja narrativa, entremeada por segredos e enigmas, valeu à autora a comparação com George R. R. Martin. Traição em família, um poderoso assassino serial à solta e a iminência de uma crise diplomática ameaçam a vida Yelena mais do que sua função de provadora de veneno. Os conflitos em Ixia a obrigam a voltar para Sitia, onde nasceu. Porém, o reencontro com seu clã torna-se insípido devido às acusações de que seria uma espiã. Ao ser levada para a Cidadela, local em que os magos passam ensinamentos místicos, Yelena começa a desenvolver sua magia. Logo descobre que seus poderes são maiores do que imaginava.

O aprendizado acabou, o verdadeiro teste começou para Yelena Zaltana. Quando a notícia de que Yelena possui o dom de capturar e liberar almas se espalha, as pessoas ficam inquietas. As habilidades incomuns de Yelena já a afastavam e agora ficou claro. Um conselho é organizado para decidir o destino de Yelena e ela recebe uma mensagem preocupante: uma perigosa trama está sendo arquitetada, o grupo liderado pelo feiticeiro assassino que ela derrotou antes está para atacar. Yelena precisa partir para uma jornada que vai testar seus limites, sua competência e seu poder. E ela ainda tem esperança de se reunir com Valek. Uma jornada repleta de aliados, inimigos, amantes, assassinos e lealdades questionáveis. Yelena terá apenas uma chance de provar-se e salvar seu país e seu povo.

****************

Esta trilogia (que se estende para uma série) andava há algum tempo debaixo de olho. Sinceramente, não me recordo onde a vi a ser divulgada, se foi pela blogosfera ou algum booktuber, mas já a queria ler há algum tempo e foi uma decisão acertada.

Estudos Sobre Veneno é um livro brutal. Uma introdução à história fantástica, e adorei todo o conceito de venenos e como isso se aplica à nossa heroína, moldando-lhe a sobrevivência. E a nossa heroína é sem dúvida uma das minhas favoritas de sempre. Apesar de não ter dado cinco estrelas a este livro (Goodreads e as suas classificações), Yelena é sem dúvida uma personagem que fica, a relembrar um bocadinho a Celaena de Sarah J. Maas. Completamente badass e sem vergonha de o ser, com uma história triste mas que não faz dela uma coitadinha, apenas a torna mais forte e, ao mesmo tempo, adorável.
Há muito a acontecer neste primeiro volume, algumas revelações bem surpreendentes (a olhar para ti, Ambrose) e personagens brilhantes. Valek é aquela coisa 💓 que shipping tão grande! Adorei vê-lo com Yelena e não chorem pelo spoiler, aquilo está anunciado desde as primeiras páginas. Depois temos Janco e Ari, excepcionais. Algo muito misterioso sobre Janco está no ar, e isso aliado a um final tão triste, fez-me saltar para o segundo volume num piscar de olhos. Um início de trilogia/série fantástico.

Estudos Sobre Magia foi uma pequena desilusão, talvez porque senti muito a falta do ambiente do primeiro volume, mas algo ali me fez ficar um pouco meh com o rumo da história. Ixia realmente marcou-me e neste livro senti que o perigo associado a cada dia em Ixia já não estava presente - Yelena não está livre de problemas mas algo se perdeu na narrativa. Falta-lhe acção e suspense, e eu entendo que seja um encontro de Yelena com o seu passado, mas o presente tem ainda tanto para dar!
Algumas personagens novas são aqui apresentadas, e gostei bastante de Leif (apesar de ser um idiota) e Cahil. Gostei de ver a relação de Yelena e Cahil evoluir, mas parte de mim rezava para que não houvesse nenhum deslize, pois com Valek em mente, é impossível querer vê-la com outra pessoa. Para além do mistério que é Cahil, o outro ponto alto deste livro é sem dúvida o desenvolvimento da magia de Yelena. É bastante complexo e interessante, e rodeado de segredos, o que só aumenta a vontade de ler o terceiro volume.

Estudos Sobre Fogo estava quase a estragar a magia desta trilogia para mim, até aquele final. Não tencionava ler o restante da série pois sinceramente estava a começar a ficar cansada do rumo dos acontecimentos, já não me estava a agradar e chegou a um ponto em que só queria despachar aquilo. Até aquele capítulos finais, que me deixaram sem fôlego e com a certeza que um dia quero continuar a leitura da série. Não é assim tão de outro mundo que me tenha feito pegar no quarto volume de imediato, mas sem dúvida que espero continuar a ler.
Portanto, foi uma desilusão assim um bocadinho grande, tantas páginas para realmente só as últimas valerem de alguma coisa, mas pronto, vida de leitor é assim.

No entanto, aconselho esta trilogia/série vivamente. Estudos Sobre Veneno é fantástico e preparem-se para uma pequena decepção com os restantes volumes. Leiam só o primeiro, se quiserem, mas leiam. É simplesmente espectacular e espero conseguir ler, em breve, os restantes.

Obs.: enquanto escrevia esta opinião, encontrei a ordem de leitura da série, que podem encontrar aqui. Fiquei mesmo contente por saber que a autora disponibiliza os contos entre livros gratuitamente (apesar dos links não funcionarem todos!) e não tarda irão estar na minha lista de livros lidos.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por comentares :)

Um livro é muito mais do que um volume transportável. Um livro é uma mala que levamos connosco quando vamos viajar, pois nele temos tudo o que precisamos. Um livro é mais do que um bem comercializável, é o orgulho de carregar a alma em palavras do seu autor. Um livro é mais do que um livro, ao fim e ao cabo. É o nosso pai e a nossa mãe quando se precisa, nunca esperando mais de nós mas sempre lá para nos dar uma lição. É mais do que um amigo, pois não nos julga, não nos faz perguntas; ouve o nosso interior e responde às questões que nem nós sabíamos que tínhamos cá dentro. Um livro é mais do que um amante, duro como a realidade: umas vezes sonhamos e deleitamo-nos nas suas folhas, outras deixamos dobradas, riscadas, magoadas, outras deixamos a um canto e nunca mais olhamos. Desperta em nós uma panóplia de sensações: o toque da capa, da folha; o cheiro das páginas; o prazer da beleza da capa, das letras. Um livro é mais do que isto tudo, e ainda mais do que isso. Porque com ele viajamos, sonhamos, vivemos, aprendemos, amamos, sentimos, choramos e rimos, tudo sem sair do sítio. E uma façanha destas, vinda de algo tão pequeno e tão frágil, é quase comovente.