[Maratonas Literárias] Carnaval-a-Thon

fevereiro 13, 2017

Foto de Elsa Esteves.

Mais uma maratona! E esta, na última quinzena de Fevereiro, a evocar o Carnaval. Há por aí apaixonados por esta festa? Confesso que a mim o Carnaval nunca me disse muito, embora adore o imaginário criado em Veneza. Mas qualquer desculpa é boa para ler ainda mais, portanto... vamos a isto!

O Carnaval-a-Thon foi criado pela Filipa, do filipab0oks e pela Elsa, da Ordem D'Avis. Temos quatro desafios para cumprir:

1.  Lê um livro cuja acção se passe no país de origem do teu nome.
Eu sabia que o meu nome, Nádia, tinha origens russas - não sabia é que também tinha árabes. Mas vou-me pela Rússia que, como alguns de vocês sabem, é uma das minhas paixões. Para este desafio, vou ler The Kitchen Boy: A Novel of the Last Tsar, de Robert Alexander.

2. Uma leitura obrigatória: Ratos e Homens, de Steinbeck e, para os menores de 15 anos, Coraline, de Neil Gaiman. Onde os meus 15 anos já vão! Mas vou ser rebelde e escolher o de Neil Gaiman. É que não me apetece nada, mas mesmo nada, ler Steinbeck.

3. Ler um livro que faça lembrar o Carnaval.
Como o tempo para ler não é muito, vou juntar a esta categoria a seguinte, uma vez que, depois de feito o jogo, penso que se adequa. Príncipe Lestat, com aquela capa enigmática, todo o imaginário de vampiros... felizmente já passaram um bocadinho de moda, mas ainda há bem pouco tempo era só vampiros na altura do Carnaval!

4. Bobo / Joker. Tempo de jogar!
Para este desafio tínhamos de escolher alguns livrinhos e, recorrendo a um baralho de cartas, descobrir o livro escolhido através do que aleatoriamente recebesse o Joker. As minhas opções eram Coroa da Meia-Noite, Venenos da Coroa, Corações na Escuridão, Príncipe Lestat (continuar a leitura) e Destruidoras (também continuar a leitura).
O Joker escondeu-se no Príncipe Lestat, o que significa que vou continuar a leitura deste livro de Anne Rice.

Então, eis o plano!

The Kitchen Boy: A Novel of the Last Tsar - 229 páginas
Coraline - 93 páginas
Príncipe Lestat - 86 de 368 páginas.

The Kitchen Boy: A Novel of the Last TsarResultado de imagem para coraline livroPríncipe Lestat  (The Vampire Chronicles, #11)

E vocês, vão participar nesta maratona? 

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por comentares :)

Um livro é muito mais do que um volume transportável. Um livro é uma mala que levamos connosco quando vamos viajar, pois nele temos tudo o que precisamos. Um livro é mais do que um bem comercializável, é o orgulho de carregar a alma em palavras do seu autor. Um livro é mais do que um livro, ao fim e ao cabo. É o nosso pai e a nossa mãe quando se precisa, nunca esperando mais de nós mas sempre lá para nos dar uma lição. É mais do que um amigo, pois não nos julga, não nos faz perguntas; ouve o nosso interior e responde às questões que nem nós sabíamos que tínhamos cá dentro. Um livro é mais do que um amante, duro como a realidade: umas vezes sonhamos e deleitamo-nos nas suas folhas, outras deixamos dobradas, riscadas, magoadas, outras deixamos a um canto e nunca mais olhamos. Desperta em nós uma panóplia de sensações: o toque da capa, da folha; o cheiro das páginas; o prazer da beleza da capa, das letras. Um livro é mais do que isto tudo, e ainda mais do que isso. Porque com ele viajamos, sonhamos, vivemos, aprendemos, amamos, sentimos, choramos e rimos, tudo sem sair do sítio. E uma façanha destas, vinda de algo tão pequeno e tão frágil, é quase comovente.